O câncer de mama é o segundo mais incidente entre as mulheres, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Segundo dados do Ministério da Saúde e Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), essa neoplasia responde por 25% dos casos novos a cada ano. Só em 2016, são esperadas 57.960 ocorrências em todo o país. Entretanto, se for descoberto no começo, o tratamento para o câncer de mama é mais eficaz, podendo evitar terapias mais agressivas e reduzir a mortalidade.
Para reforçar junto à população a importância das ações de controle do câncer de mama, anualmente é realizada a campanha Outubro Rosa, que conta com o apoio da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Em 2016, o tema escolhido é “Câncer de mama: vamos falar sobre isso?”. O objetivo é fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce e desmistificar conceitos em relação à doença.
“É fundamental a conscientização das pessoas sobre o câncer de mama para que todos tenham conhecimento dos sintomas e formas de tratamento e que juntos possamos combater esta doença que vem causando tantas vítimas. Quando existe um diagnóstico precoce, aumenta significativamente as chances de vida da pessoa, por isso é tão importante a divulgação e conscientização de todos. Achei muito bacana a iniciativa da Qualidados em apoiar o Outubro rosa.” #Euapoioessacausa#Qualidados#OutubroRosa
Sabrina Santos da Encarnação
Assistente Administrativo