Carreira profissional. Transformando a crise em oportunidade.

>>>Carreira profissional. Transformando a crise em oportunidade.

Carreira profissional. Transformando a crise em oportunidade.

O cenário econômico e político no Brasil tem sido desafiador para empresas e profissionais. As dificuldades se traduzem em maiores desafios para os negócios e para os profissionais com reflexos diretos para toda a sociedade.

Não é preciso detalhar aqui o que vem sendo amplamente divulgado pela mídia, a questão que se põe para todos os profissionais é, como lidar com este ambiente tão hostil.

A boa notícia é que existem sim oportunidades na crise e quem souber aproveitá-las sairá deste momento melhor e mais forte.

Segundo a professora espanhola Mireia Las Heras, da IESE Business School, pular do barco aos primeiros sinais de tormenta não é a única saída inteligente. Isso porque a crise tem o potencial de gerar um ambiente instável, propício à experimentação: um prato cheio para profissionais criativos e ambiciosos, segundo ela.

“Para resolver o problema, você não vai agir da forma convencional”, explica a professora. “Você terá a oportunidade de fazer diferente e criar, como num laboratório”.

É comum ter posturas reativas e conservadoras em momentos de crise, é uma reação instintiva que busca a zona de conforto. É preciso empenho e iniciativa para romper esse ciclo vicioso e buscar sair do “piloto automático” procurando inovar e ousar.

Algumas dicas para enfrentar os momentos difíceis de forma positiva:

Busque a inovação:

Sempre há espaço para mudar, melhorar e inovar nos processos e nas atividades desenvolvidas. Um novo olhar sobre tudo que é feito pode revelar grandes possibilidades de aperfeiçoamento como redução de tempo, redução de desperdícios, redução de retrabalhos. Melhorias incrementais ou radicais podem gerar aumentos de eficiência e geração de receitas diretas ou indiretas.

Tome iniciativa

Cruzar os braços frente às dificuldades ou ficar acomodado realizando estritamente as tarefas de rotina não vão ajudar a melhorar as coisas. Seja em situações cotidianas ou inesperadas, tomar atitudes com iniciativa e proatividade para ajudar ou resolver um problema fazem bem para todos, fortalecem o espírito de equipe e também a autoestima.

Nunca pare de aprender

Cursos e treinamentos são fundamentais para adquirir novas e melhores qualificações e sem dúvida aumentam muito as oportunidades profissionais. Mas é preciso incorporar o hábito de aprender e se manter informado além de sua área de atuação. É importante estar atualizado sobre temas diversos ligados ou não a suas atividades. Segundo os especialistas, a capacidade criativa está diretamente relacionada ao seu acervo de conhecimentos e referências. Isto é, quanto mais informação, mais chances de ver oportunidades onde outros não veem.

Se olharmos o histórico da nossa economia, perceberemos uma alternância entre períodos de crises e períodos de bonança. Levando isso em conta, novos horizontes surgirão e nesses cenários futuros, se destacarão aqueles que fizeram a diferença. Procure enxergar e ir além, há um mundo de possibilidades infinitas a serem exploradas e você pode alcançar a prosperidade.

Invista em você e acredite no seu potencial!

2015-10-30T13:12:43+00:0029/10/15|

About the Author: