Conectados pelo exercício

>>>Conectados pelo exercício

Conectados pelo exercício

Com sessões virtuais, Programa de Ginástica Laboral é aberto para os colaboradores que atuam nos contratos.

No último mês de julho, o Programa de Ginástica Laboral da Qualidados foi ampliado para atender os colaboradores que atuam por meio dos contratos com as empresas clientes. A novidade se tornou possível graças às sessões on-line de exercícios físicos que a empresa contratada Bem Saúde Brasil passou a oferecer desde o mês de março, quando a Qualidados colocou toda a sua equipe da Sede em regime de home office para evitar a disseminação do coronavírus.

Com duração de 15 minutos, as aulas de ginástica ocorrem todas as segundas, quartas e sextas-feiras, por meio do aplicativo de videoconferência GoToMeeting. O objetivo: propiciar aos grupos um intervalo saudável e ativo em meio à rotina diária entre aparelhos celulares e computadores, de modo a colaborar para a prevenção de doenças ocupacionais. “É uma iniciativa fundamental, principalmente neste momento de isolamento social, em que há uma tendência de aumento do sedentarismo, como consequência do fechamento das academias e do medo que muitas pessoas têm de sair às ruas para fazer atividade física”, opina a diretora da Bem Saúde Brasil, Vanessa Lessa.

Vanessa alerta que a transição para o home office pode trazer consequências danosas para a saúde, o que reforça a importância do acompanhamento profissional. “No caso da Qualidados, o colaborador sai do ambiente corporativo para trabalhar em casa e muitas vezes não pratica as pausas necessárias, além de ter que dividir a atenção entre trabalho e família”, argumenta.

Apesar de todos os benefícios do programa, garantir o engajamento das equipes, mesmo à distância, tem sido um desafio constante. Em média, as aulas virtuais reúnem entre 25 e 30 participantes, mas o objetivo da empresa é atingir um público bem mais amplo. “Nesse momento, é fundamental que as lideranças motivem suas equipes, conscientizando-as sobre a importância e os benefícios da iniciativa”, ressalta a coordenadora de SMS, Luciana Vasconcelos.

Uma das mais assíduas participantes do programa, a assistente administrativa Kleide Lacerda não perde as sessões on-line de ginástica laboral. “Continuo fazendo os exercícios porque acredito que a atividade é ainda mais necessária durante o trabalho em home office: afinal, em casa, nós  passamos ainda mais tempo trabalhando sentados, sem movimentar o corpo nem fazer alongamentos”, opina Kleide.

2020-09-11T17:42:59+00:0011/09/20|

About the Author: