Serviços deflagrados a partir de março atendem Petrobras, Transpetro, Brakem e Ternium Brasil.
Apesar de toda a incerteza econômica produzida pela pandemia do coronavírus, a Qualidados continua diversificando suas atividades. De março para cá, fechamos quatro novos contratos com a Petrobras, Transpetro, Braskem e a siderúrgica Ternium Brasil. Os serviços – que mobilizam engenheiros, consultores e técnicos de diversas áreas – incluem desde inspeção de dutos até o cadastro de dados para documentação de poços, passando por assessoria e consultoria em planejamento de manutenção. Confira:
DPT Dados de Poços – Com duração de 24 meses, este é o primeiro contrato da Qualidados nessa nova unidade da Petrobras, a POÇOS/SPO/RSP/GCP. Os serviços – iniciados no último dia 16 de março – incluem obtenção e cadastro de dados para documentação de poços em produção e em regime de abandono temporário ou permanente. Estratégica para a Petrobras, a atividade – que demanda profissionais com expertise na área de exploração de petróleo e conhecimento aprofundado das normas da Agência Nacional de Petróleo (ANP) – era realizada até então apenas por pessoal próprio da empresa. A equipe da Qualidados reúne sete engenheiros que já estão encarando o desafio de garantir agilidade na obtenção das informações mesmo diante da necessidade de atuação restrita ao teletrabalho.
Ternium Brasil – Maior siderúrgica da América Latina, a Ternium Brasil contratou a Qualidados para prestar serviços de consultoria e mapeamento do seu planejamento de manutenção centralizada. Nossa tarefa é analisar a situação atual do planejamento de manutenção da empresa, propondo alterações que possam permitir à organização superar dificuldades e garantir melhores resultados para a sua gestão. Três consultores técnicos especializados em Planejamento e Programação de Manutenção foram mobilizados para o contrato, que teve início no último dia 16 de março, com prazo de término previsto para o próximo dia 30 de setembro.
Braskem 2020 – Neste novo e mais amplo contrato com a Braskem, a Qualidados tem o desafio de manter a qualidade dos serviços já prestados à petroquímica, que avaliou positivamente o contrato anterior, reconhecendo a excelência da nossa equipe no trabalho de planejamento e controle de paradas. Desde 11 de maio, 15 profissionais – entre técnicos de Planejamento de Manutenção, Planejamento de Portfólio e Planejamento de Construção e Montagem – passaram a prestar serviço para as unidades PVC 2 e CS 1 da Braskem, nos municípios de Maceió e Marechal Deodoro, em Alagoas. As atividades envolvem assessoria em planejamento, programação e controle dos investimentos e manutenção. A duração do contrato é de 48 meses.
OSBRA 2020 – Trinta e três pessoas, dentre as quais vinte e oito técnicos de inspeção de dutos, foram alocados para atuar em Minas Gerais, São Paulo, Goiás e no Distrito Federal para atender a este contrato de 36 meses, que marca um retorno da Qualidados à Transpetro. O grupo percorre trechos do Oleoduto São Paulo-Brasília (OSBRA), prestando serviços técnicos de apoio à identificação de ações de terceiros nas faixas de dutos, de modo a garantir a integridade dos ativos do cliente. Qualquer falha nos serviços – que estão em andamento desde 26 de março – pode resultar no desabastecimento de cidades inteiras e em grandes perdas financeiras para o cliente.