Ter um norte, determinar ações para alcançar um objetivo tão desejado e seguir em frente, superando obstáculos e os imprevistos que surgem a cada dia. Essa linha de pensamento não serve apenas para quem traça metas pessoais, mas também serve de base para aqueles que fazem um planejamento estratégico e precisam conquistar resultados. Ao contrário do que muitos imaginam, as metas pessoais e organizacionais possuem características comuns como, por exemplo, ter prazos congruentes com o que se deseja alcançar.
“Meta é um alvo que desejamos atingir. E para atingi-lo é necessário que tenhamos nosso foco visual, mental e emocional concentrado nesse alvo”, afirma o consultor organizacional Ômar Souki. No universo corporativo as metas ambiciosas exigem investimentos cada vez mais elevados em treinamento e motivação destinados aos colaboradores.
O planejamento é à base de todo trabalho da empresa, pois a era do conhecimento trouxe para as organizações a globalização, a tecnologia, a competitividade e a diversificação, ou seja, trouxe mudanças constantes e significativas. Para que o planejamento realmente tenha resultados satisfatórios alguns fatores são essenciais, como a análise de cenários, análise da cultura organizacional, análise de ambientes e controle.
Entender o Planejamento Estratégico, demanda conhecer seu conceito, considerando que é através dele que vem a compreensão dos resultados que podem ser obtidos através desse planejamento, uma vez que ele proporciona a base para a ação efetiva que resulta da capacidade da administração de prever e preparar-se para os desafios organizacionais.