Veículo: Tribuna da Bahi

Este ano, três empresas baianas aparecem no ranking das 250 organizações que registraram maior aumento de receita líquida ao longo dos últimos três anos – 2010, 2011, 2012 – A pesquisa foi realizada pela Deloitte em parceria com a revista Exame PME. O desempenho está registrado na 8ª edição da publicação “As PMEs que mais Crescem”. As organizações são, majoritariamente, de controle familiar (73%), seguidas pelas de controle pulverizado (20%). Os setores de atuação mais representativos são o de TI, informática e internet (29%), serviços especializados (13%) e prestação de serviços (10%).

No ranking das 10 PMEs que mais crescem na região Nordeste do Brasil, os destaques baianos ficam por conta das empresas Natulab Laboratório (2ª colocada), Qualidados Engenharia (4ª) e N&A (8ª).

Pernambuco aparece com cinco destaques e Alagoas com um. As empresas de melhor desempenho foram incluídas em um ranking publicado na revista Exame PME. Além de apontar o ranking das PMEs que mais expandem seus negócios no País, o estudo identifica o que determina a eficiência nos novos tempos da economia.

Como pertencem ao grupo que expande seus negócios com maior velocidade, as visões dessas empresas que compõem o ranking das 250 PMEs que mais crescem podem, sem dúvida, servir de parâmetro de eficiência para todas as pequenas e médias empresas do mercado brasileiro.

Todas as empresas são de origem brasileira e a maior concentração está na Região Sudeste (61%) e Sul (21%), com destaque para o Estado de São Paulo, onde 43,2% das empresas do ranking estão sediadas.

As empresas classificadas para o ranking das que mais crescem vêm construindo uma trajetória consistente de expansão, deixando lições importantes em um país que busca hoje alternativas para superar gargalos históricos, que ainda dificultam o pleno desenvolvimento do potencial empreendedor do empresário brasileiro, avaliou a Deloitte.

Clique para ver a matéria online
Publicada em 19/08/2013