Expectativas de mercado para 2019

>>>Expectativas de mercado para 2019

Expectativas de mercado para 2019

Expectativas de mercado para 2019

Entrevista com Analista de mercado da Qualidados (Bruce Marinho)

QNI: Fale sobre as expectativas de mercado para 2019
 
Bruce: Espera-se que tenhamos um mercado mais aquecido do que fora nos últimos dois anos, uma vez que os especialistas sinalizam uma melhora do quadro econômico. Alguns são mais otimistas, outros mais cautelosos, porém, é possível trabalhar com uma expectativa de crescimento da economia brasileira de até 3% em 2019. Como característica, o mercado sinaliza que compliance será a palavra de ordem na realização de negócios no Brasil e a indústria 4.0 entrará definitivamente no foco dos segmentos e dos grandes players prestadores de serviços.

QNI: Quais as perspectivas para as áreas que a Qualidados já atua e para as áreas que pretende atuar? Que novas áreas são essas?
 
Bruce:  O mercado de Óleo & Gás se voltará ainda mais ao Pré-Sal com oportunidades em contratos de longo prazo. Estamos atentos à estratégia da Petrobras em focar em Extração e Produção e ao gradativo processo de venda de algumas refinarias e terminais. Com relação às unidades remanescentes, como o COMPERJ, iremos prospectar oportunidades de atuação junto às empresas de engenharia responsáveis pela sua reativação. Além disso, concentraremos esforços no setor de Gás Natural e nas novas oportunidades onshore das operadoras privadas.

Novas fusões e aquisições estimulam o segmento de Química & Petroquímica, mas, ainda de forma tímida, o setor deve continuar em passos lentos em 2019. Ainda assim, continuaremos atentos a oportunidades em Engenharia de Manutenção e nas paradas de plantas industriais dos Polos de Camaçari, do sudeste e do sul do país.

A indústria brasileira do aço confirma trajetória de recuperação em 2018 com boas perspectivas em 2019. Já somos bem posicionados na Gerdau e a ideia é expandirmos a presença no grupo além de prospectarmos outros players importantes como ArcelorMittal e CSN.

A demanda por fertilizantes no Brasil deve crescer 3% em 2019. Já somos bastante atuantes na Mosaic e na Yara, dois importantes grupos do segmento. Ainda assim, é ideal expandirmos nossa presença para as demais unidades, além de prospectarmos outras empresas como a Cibra e a Fertipar.

O setor de Papel e Celulose cresce em ritmo mais lento e 2019 deverá manter o mesmo índice de 2018. O desafio para a Qualidados aqui é se consolidar em um mercado muito fechado.  Em 2019, além de abordarmos as indústrias, iremos nos apresentar para o mercado prestador de serviço desse segmento, propondo parcerias em empreendimentos como ampliação de fábricas e grandes paradas de manutenção.

No mercado de Energia, apesar do pleno crescimento em renováveis como Solar e Eólica, ainda estamos estudando formas de abordá-los, por se tratar de um setor ainda dominado pelos fabricantes dos equipamentos. Portanto, concentraremos esforços nas Termoelétricas, por possuírem um processo mais demandante da nossa expertise.

Um mercado novo para a Qualidados que tem boas perspectivas em 2019 é o de Mineração. Inclusive, iniciamos o ano já com grandes chances de fecharmos contratos com empresas desse segmento.  Outros mercados novos que prometem grandes oportunidades são o de Agronegócios, com investimentos nas refinarias de óleos vegetais da Bunge e da Cargill, Infraestrutura, Saneamento Básico a partir da modalidade de PPP’s e reaquecimento de indústrias de cimentos, pneus, cerâmicas e drywall.

2019-03-01T09:26:36+00:0028/02/19|

About the Author: