Gente que faz segurança

>>>Gente que faz segurança

Gente que faz segurança

Confira depoimentos de colaboradores que foram destaque em segurança nas empresas onde a Qualidados presta serviço.

Ao longo de todo o ano passado, 508 pessoas trabalharam para a Qualidados, boa parte delas atuando em área industrial.  Mas apenas um acidente com afastamento foi registrado. O desempenho positivo é resultado de ações sistemáticas e de um esforço contínuo em busca de um ambiente de trabalho mais saudável e seguro. “A Qualidados se compromete com a segurança e assume a corresponsabilidade junto com os seus trabalhadores”, garante o técnico de segurança Kleiton Santana, que integra a equipe de SMS da empresa.

Entre as iniciativas que demonstram este compromisso, Kleiton cita os inúmeros controles operacionais e de processo que integram o Sistema de Gestão Integrada, que reúne normas rigorosas de gestão da Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança. Todas estas normas, no entanto, ganham vida é no cotidiano dos trabalhadores, que se dedicam todos os dias a identificar e corrigir desvios, para prevenir acidentes. Nesta edição da Qualinews, nós ouvimos um pouco das lições de segurança de dois colaboradores que foram destaque em 2019 por seu desempenho em SMS. Confira:

Eu trabalho 100% do tempo na área industrial, fiscalizando a fabricação e montagem de projetos. Por isso, estou sempre em contato com o pessoal de execução, o que me dá a oportunidade de ouvir relatos e observar situações, identificando riscos de acidentes e atuando para prevenir. É uma preocupação diária de colocar a vida em primeiro lugar, principalmente daqueles que estão diretamente sob a nossa responsabilidade. Segurança é cultura, por isso temos que conscientizar as pessoas o tempo inteiro, afinal, acidente não tira férias. Uma visão que acho importante transmitir é a de que o acidente de trabalho não é prejudicial apenas para o profissional atingido, mas para os seus familiares também. Outra coisa fundamental é que o trabalhador saiba das consequências jurídicas dos seus atos. Tanto a chefia quanto o executante precisam ter consciência de que, ao se omitir ou agir de forma negligente, podem ser responsabilizados”.
João Erasmo Lima é supervisor de projetos na Yara Fertilizantes Cubatão, cliente da Qualidados. 

“Na minha opinião, a preocupação em prevenir acidentes é um hábito que a gente deve levar para a vida, porque todos queremos nos sentir seguros. Trabalhando em área industrial, esta mentalidade vai sendo moldada no dia a dia por meio de campanhas e de compromissos que assumimos no decorrer da profissão. Aqui no trabalho, sempre que identificamos algo que coloca em dúvida a segurança, temos autorização prévia para parar a atividade, seja ela qual for.  Também temos o hábito de parar um segundo antes das decisões e fazer uma análise dos riscos. Para prevenir acidente, o que precisamos é de comprometimento, incentivo e motivação por parte de todos”.
Marcos Antônio Amorim das Neves atua com projetos de infraestrutura e manutenção na Yara Fertilizantes Cubatão, cliente da Qualidados.

2020-03-17T12:06:36+00:0017/03/20|

About the Author: