HIGHLIGHTS | Qualidados

>>>HIGHLIGHTS | Qualidados

HIGHLIGHTS | Qualidados

A Política de Governança sai do forno

Documento recém-aprovado estabelece as bases para orientar o comando da empresa ao longo das próximas duas décadas

A Qualidados já tem uma nova Política de Governança. Recém-aprovado pela diretoria, o documento – que traça formalmente  as bases para orientar o comando da empresa ao longo das próximas duas décadas –  é  resultado do processo de implantação do Sistema de Governança Corporativa, que está sendo conduzido desde julho de 2019 com  a consultoria do Instituto Planos, especializado em planejamento e desenvolvimento humano.

A Governança é o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, o que envolve os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle, entre outras partes.  “A Política de Governança representa o futuro da Qualidados, é como se fosse uma Constituição que garante a sustentabilidade da empresa, ao orientar o seu futuro”, explica o administrador de empresas e consultor do Instituto Planos, Ângelo Veiga.

De acordo com o consultor, o trabalho resultou na construção de três documentos:  a Política de Governança propriamente dita, um acordo de sócios e um novo contrato social para a empresa. “É este tripé que garante o futuro da Qualidados, na medida em que estabelece como deverão ser conduzidas e solucionadas as mais diversas situações que tenham impacto na direção da empresa”, explica o consultor.

Um dos pontos principais do documento é o desenho da evolução gradativa prevista para a estrutura organizacional da empresa, do cenário atual até o momento de transição dos sócios para um Conselho de Administração. “Trata-se de um movimento que envolve, por um lado, preparar os atuais diretores para se tornarem conselheiros e, por outro, preparar uma nova geração para assumir, no futuro, a diretoria”, explica Ângelo.

Outro destaque da Política consiste na adoção de uma filosofia empresarial que dá ênfase à descentralização da decisão por meio de instrumentos de delegação planejada – uma visão que já vinha sendo adotada pela empresa e que agora ganha reforço diante do planejamento do processo sucessório.  Além disso, o documento prevê, entre outras coisas, como poderá ser efetuado o eventual ingresso de familiares dos sócios na empresa, de modo a dar tranquilidade para que eles possam seguir seus planos de vida e carreira.

Rumo à ISO 45001

A Qualidados está ingressando na reta final do processo de transição da certificação pela norma de Saúde e Segurança Ocupacional OHSAS 18001 para a sua nova versão, a ISO 45001. No mês de junho, foram realizados treinamentos sobre o tema para a equipe de SMS e colaboradores que atuam nos contratos, incluindo prepostos e técnicos de segurança. Em paralelo, foi concluído o processo de revisão de documentos para adequação à nova norma. “Agora, estamos aguardando o fechamento do novo Plano Estratégico da empresa, para inserir novas adaptações nos documentos”, relata a coordenadora de SMS, Luciana Vasconcelos.

A previsão é de que a auditoria externa – que será conduzida pela entidade certificadora Bureau Veritas – ocorra já no próximo mês de agosto, embora haja possibilidade de ajustes no calendário em razão do impacto da pandemia do coronavírus. A transição para a ISO 45001 visa aperfeiçoar os processos da empresa nas áreas de Saúde e Segurança Ocupacional, além de permitir uma melhor integração com as demais normas do Sistema de Gestão (ISO 9001 e ISO 14001) e estimular o comprometimento da alta gestão com as questões da área.

Banco de Talentos

O Portal de Cadastro de Vagas da Qualidados (https://qualidados.gupy.io/) já está recebendo currículos de profissionais interessados em trabalhar na empresa. O foco principal é o cadastramento de vagas da área técnica, mas há espaço também para profissionais que possam atuar como gerentes de contrato, coordenadores e assistentes. A proposta da empresa é manter um Banco de Talentos, com currículos atualizados de profissionais, por meio da solução digital Gupy, que permite criar, divulgar e gerenciar vagas e candidatos de forma inteligente.  Dessa maneira, será possível recrutar e selecionar candidatos de forma ágil, sempre que surgirem oportunidades de trabalho.

Nova parceria com startup

Já estão chegando ao fim os preparativos para mais uma parceria inovadora da Qualidados com startups. Com a iniciativa, subirá para quatro o número total de projetos de soluções de engenharia com base tecnológica da indústria 4.0 desenvolvidos pela empresa em associação com startups. A parceria mais recente é com uma startup local, identificada por meio do evento de inovação QD Connect, promovido pela empresa no ano passado. Além disso, em outras iniciativas, a Qualidados entra como patrocinadora por meio do programa Nexos, desenvolvido pelo Sebrae Nacional e Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).

“As startups entram com a sua capacidade e agilidade no desenvolvimento das soluções, enquanto a Qualidados participa com expertise e conhecimento em gestão de projetos e engenharia de manutenção”, explica o sócio-diretor Luiz Henrique Costa, sinalizando que em breve serão divulgados os nomes das startups parceiras e as características das soluções a serem desenvolvidas.

 

Eventos de empatia

A Qualidados está deflagrando uma série de Eventos de Empatia, para identificar as necessidades e conhecer melhor os problemas enfrentados pelos seus clientes atuais e potenciais. Com alguns encontros já realizados, os Eventos de Empatia – que são realizados por meio de videoconferência – visam promover uma troca fértil de conhecimentos e informações. Metodologias de inovação são adotadas para garantir o levantamento eficaz de dados relacionados a um grande número de empresas em um curto espaço de tempo.

“Estamos interessados, entre outras coisas, em obter subsídios para atender melhor às expectativas associadas a este momento de pandemia em que as empresas estão realizando suas atividades com um número reduzido de pessoas nas unidades industriais, priorizando o trabalho remoto, além de conhecer os desejos e dores dos clientes em relação aos temas estabelecidos”, explica o sócio-diretor Luiz Henrique Costa. Os primeiros Eventos de Empatia abordaram os temas fiscalização, inspeção, comissionamento, análise de falhas de equipamentos e gestão de manutenção.

2020-07-16T16:11:13+00:0016/07/20|

About the Author: