Com a correria do dia a dia, é bastante comum passar todo o expediente comercial sem ingerir nenhum tipo de líquido. Permanecer muito tempo sem beber água, no entanto, pode levar a um quadro de desidratação, muitas vezes imperceptível, que afetará sua disposição, concentração e desempenho no seu cotidiano.

A falta de hidratação pode provocar uma redução súbita de pressão e um aumento do esforço cardiovascular. Alguns sintomas comuns desse quadro são dores de cabeça, cansaço e diminuição da capacidade de concentração.

Quem trabalha em ambiente fechado com ar-condicionado precisa tomar ainda mais cuidado. De acordo com o European Hydratation Institute, o aparelho provoca perdas maiores de água nos pulmões e também pela pele, devido à atmosfera com baixa umidade. Se você sentiu sede, é sinal de que já apresenta certo grau de desidratação e, dependendo do estágio em que estiver o organismo pode demorar várias horas para restabelecer o equilíbrio de eletrólitos e água. E se você costuma treinar após o trabalho, fique atento: o baixo consumo de água poderá levar a uma redução do volume sanguíneo, aumentando o esforço cardiovascular e a frequência cardíaca, comprometendo o rendimento.

Procure incluir o consumo de água e outros líquidos na rotina de forma que, com o tempo, isso se torne um costume. Confira alguns hábitos que Ana Beatriz Barella, nutricionista da RG Nutri, de São Paulo (SP), aconselha adotar.

  1. Deixe uma garrafa de água na mesa de trabalho para mensurar a quantidade de líquido ingerido.
  2. Estabeleça pausas fixas para tomar água, café, ou chá.
  3. Tenha sempre por perto uma garrafinha de água e reabasteça-a, em média, quatro vezes por dia.
  4. Beba pelo menos um copo de água (240 ml) entre as refeições, considerando que são seis refeições diárias.
  5. Evite álcool ou refrigerantes, pois eles atuam como diuréticos e favorecem a perda de líquidos corporais.
  6. Analise a cor da sua urina, um volume maior e cor relativamente clara indicam uma hidratação adequada, enquanto pequenos volumes de cor escura provavelmente indicam uma desidratação.
  7. Aumente o consumo de alimentos com alto teor de água (melancia, melão, laranja e uva, por exemplo).

A importância do consumo de Líquido no ambiente de trabalho.