Manutenção em debate

>>>Manutenção em debate

Manutenção em debate

Maior evento do gênero da América Latina, o Congresso Brasileiro de Manutenção e Gestão de Ativos (CBMGA) chegou à sua 35a edição este ano, com uma edição inteiramente on-line para atender às restrições impostas pela pandemia do coronavírus. De 25 a 30 de outubro, representantes das principais empresas do Brasil se reuniram virtualmente no evento promovido pela Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos (Abraman) para discutir o que há de mais avançado hoje em tecnologias e técnicas de gerenciamento e execução de serviços nestas áreas. E a Qualidados não podia deixar de estar presente mais uma vez, mostrando as soluções inteligentes que vem desenvolvendo com sua equipe e parceiros.

O diretor Luiz Henrique Costa conta que a empresa já participa do evento há 15 anos, por meio da inscrição de seus colaboradores como congressistas. Nos últimos sete anos, a Qualidados passou a figurar também como expositora, mostrando por meio de palestras algumas abordagens inovadoras dentro do tema “paradas de manutenção”.

Neste ano, o assunto em destaque foi análise de falhas, numa conferência em formato de vídeo apresentada pelo próprio Luiz Henrique Costa, o consultor Celso Figueiroa e o engenheiro Rodrigo Pierezan, CEO da startup Tudo Remoto, que está desenvolvendo em parceria com a Qualidados uma ferramenta tecnológica para análise de causas de falhas em equipamentos, com recursos de inteligência artificial.

No segundo dia do evento, o diretor Claudio Freitas participou da mesa redonda falando sobre paradas de manutenção. Durante sua fala, o diretor técnico fez um relato dos principais desafios existentes em projetos dessa natureza e explanou sobre as inovações que a Qualidados vem desenvolvendo nos últimos anos com foco neste nicho de mercado. Explanou também sobre a metodologia de paradas da Qualidados e os produtos customizados e inseridos no seu portfólio de serviços, como comissionamento, desenvolvimento de estudos de construtibilidade e aplicação da análise riscos técnicos de atividades de paradas.

Para completar, a 35a edição do CBMGA também foi marcada por uma participação ainda mais ampla dos colaboradores da Qualidados. “Graças ao formato virtual, foi possível viabilizar a inscrição de todos os profissionais da área técnica, que puderam acompanhar a programação de acordo com seus temas de interesse”, revela Luiz Henrique.

O técnico de planejamento, Renato Marchiori – que atua na Unidade Marítima Maracanã (UMMA) da Petrobras – participou como conferencista, apresentando um trabalho técnico desenvolvido em parceria com os colegas Felipe Monteiro, também da Qualidados, e Thiago Mosquera, ex-colaborador da empresa. “Somos uma equipe de técnicos e engenheiros que atua no controle de paradas programadas e campanhas de manutenção em plataformas de óleo e gás, e o objetivo do trabalho foi dimensionar o impacto das calibrações de válvulas PSV em uma determinada campanha”, relata Renato.

O técnico explica que as campanhas de manutenção no setor de óleo e gás são eventos essenciais, mas muito onerosos, e com alto risco humano e operacional. A ideia do grupo foi avaliar se seria possível reduzir o recurso dedicado às campanhas por meio da incorporação de serviços de calibração de válvulas PSV à rotina normal da plataforma. “Senti um orgulho enorme de poder falar em nome de outros colegas e ser reconhecido no segmento onde atuo”, conta Renato sobre a experiência.

Por trás das câmeras

Em meio à pandemia do coronavírus, a Qualidados fez uma força tarefa para viabilizar a produção do vídeo com a sua palestra deste ano no Congresso da Abraman. As gravações foram realizadas na Sede da empresa, no Rio Vermelho, com palestrantes e toda equipe técnica cumprindo os protocolos de distanciamento social,  como o uso de máscaras e a higienização constante com álcool em gel.

Tudo isso em meio a desafios como o calor causado pelo desligamento dos condicionadores de ar – para atender às recomendações de proteção à saúde – e o constante barulho das carreatas, que obrigavam a todo momento a interrupção da gravação. Mas o resultado do trabalho valeu a pena e pode ser conferido integralmente por meio deste link aqui:  https://1drv.ms/u/s!AiQsEiU-EXURhY5Gn7O61804WP5Q3g?e=9oM1W3.

2020-12-28T12:10:53+00:0023/12/20|

About the Author: