Nossos destaques em SMS

>>>Nossos destaques em SMS

Nossos destaques em SMS

Conheça as histórias dos colaboradores da Qualidados que ganharam reconhecimento por sua atuação voltada para segurança.

Menos inibições, mais segurança

Zerar as inibições na plataforma P-52, no campo do Roncador, é o objetivo do trabalho que garantiu ao engenheiro de manutenção Igor Teubner o reconhecimento da Qualidados como destaque em SMS. Colaborador da empresa desde maio de 2019, quando foi iniciado o contrato que atende à unidade de operação e exploração da Petrobras, Igor nos conta que uma inibição é qualquer ato que impede a ação automática de um determinado dispositivo ou lógica de intertravamento de segurança ou controle. Eliminando as inibições, portanto, é possível conferir mais confiabilidade aos equipamentos, aumentando a segurança operacional da unidade.

Para viabilizar a iniciativa, Igor elaborou e executou, com o apoio da equipe técnica de bordo da P-52, um plano de remoção de inibições. Para cada sinal inibido, é realizada uma análise de risco com plano de ação, prazo e responsável direto por sanar o problema. Além disso, foi elaborada uma cartilha de orientação sobre o tema para os operadores. Graças a todo este trabalho, o volume de inibições na plataforma chegou a apresentar uma queda de 80% – o que ocasionou o reconhecimento.

“Fiquei muito feliz em saber que estou atendendo às expectativas, e que meu trabalho e minha dedicação estão gerando resultados positivos para a Qualidados e para a Petrobras”, afirma Igor, ao ressaltar que o reconhecimento não deve se restringir à sua atuação. “O elogio cabe também à célula de manutenção da P-52, liderada pelo supervisor Eliabe Assis, e à equipe offshore, que toparam o desafio, abraçaram a causa e se dedicam diariamente para atingir os objetivos”, conclui.

Operação em tempo recorde

No final de julho, o engenheiro mecânico Emerson Jasmim iria realizar um serviço na plataforma P-76, em parceria com o também engenheiro mecânico Guilherme Leite, quando foi chamado para atender uma emergência na plataforma P-74, do ativo de Búzios.  A equipe a bordo estava enfrentando problemas em oito válvulas de dilúvio do sistema de combate a incêndio da unidade, que não atingiam a vazão requerida pelo projeto. Como a plataforma estava sendo auditada pela Agência Nacional de Petróleo (ANP), a não conformidade poderia resultar em multa para a Petrobras e até na interdição da unidade.

Especializado em sistemas de bombeio, Emerson subiu a bordo e com apoio de toda a equipe da P-74 conseguiu inspecionar o sistema das válvulas, diagnosticar os problemas e indicar soluções, submetendo os equipamentos a novos testes com resultados positivos.  Ao final, a auditoria foi realizada sem qualquer não conformidade relacionada ao sistema de diluvio. Terminado o trabalho, Emerson embarcou às pressas para a P-76, onde o colega Guilherme Leite, especialista em motores diesel de grande porte, lhe aguardava para realização de um serviço também importantíssimo: a avaliação anual da performance das unidades de bombeio de água para o sistema de combate a incêndio exigida pela norma NFPA25, da National Fire Protection Association.

“O prazo para a avaliação estava se encerrando e seu descumprimento poderia acarretar também em não conformidade e multa para a Petrobras. Com o atraso gerado pela emergência na P-74, foi preciso realizar em um dia um serviço que normalmente é feito em três”, conta Emerson, ressaltando que o sucesso só foi possível em função do trabalho em conjunto com as equipes de manutenção das unidades e da sinergia entre a Qualidados e o cliente Petrobras. Graças a todos estes esforços, tanto Emerson quanto Guilherme foram contemplados com um reconhecimento da Petrobras.

Para Guilherme, o bom relacionamento interpessoal com toda a equipe, juntamente com conhecimento técnico e comprometimento, foram fundamentais para o reconhecimento. “Executar um serviço de engenharia, na teoria, é bem previsível, mas quando se está no campo, principalmente numa plataforma de petróleo, as coisas tendem a sair do planejado”, opina.

Para completar, o trabalho dos engenheiros só foi possível graças ao empenho de outros integrantes da equipe Qualidados. Engenheira líder de área à frente da parte técnica de liberação dos embarques, Soraia Diniz ressalta a importância dos procedimentos criados internamente para garantir, num curto prazo, o cumprimento das novas exigências da Petrobras para o embarque dos trabalhadores nas plataformas, como consequência da pandemia do coronavirus, e informa que de fato, a agilidade e todos os esforços empenhados por todos os envolvidos no processo fizeram toda a diferença para que a equipe Qualidados obtivesse este reconhecimento. Além de Emerson, Guilherme e Soraia, a Qualidados reconheceu também o trabalho da preposta do contrato Bianca Santos, do administrador Eleandro da Silva Miranda e da técnica em segurança do trabalho Sílvia Lopes. A todos, nossos parabéns!

2020-09-11T17:26:14+00:0011/09/20|

About the Author: