Conheça as histórias dos colaboradores da Qualidados que ganharam reconhecimento por sua atuação voltada para segurança.
Menos inibições, mais segurança
Zerar as inibições na plataforma P-52, no campo do Roncador, é o objetivo do trabalho que garantiu ao engenheiro de manutenção Igor Teubner o reconhecimento da Qualidados como destaque em SMS. Colaborador da empresa desde maio de 2019, quando foi iniciado o contrato que atende à unidade de operação e exploração da Petrobras, Igor nos conta que uma inibição é qualquer ato que impede a ação automática de um determinado dispositivo ou lógica de intertravamento de segurança ou controle. Eliminando as inibições, portanto, é possível conferir mais confiabilidade aos equipamentos, aumentando a segurança operacional da unidade.
Para viabilizar a iniciativa, Igor elaborou e executou, com o apoio da equipe técnica de bordo da P-52, um plano de remoção de inibições. Para cada sinal inibido, é realizada uma análise de risco com plano de ação, prazo e responsável direto por sanar o problema. Além disso, foi elaborada uma cartilha de orientação sobre o tema para os operadores. Graças a todo este trabalho, o volume de inibições na plataforma chegou a apresentar uma queda de 80% – o que ocasionou o reconhecimento.
“Fiquei muito feliz em saber que estou atendendo às expectativas, e que meu trabalho e minha dedicação estão gerando resultados positivos para a Qualidados e para a Petrobras”, afirma Igor, ao ressaltar que o reconhecimento não deve se restringir à sua atuação. “O elogio cabe também à célula de manutenção da P-52, liderada pelo supervisor Eliabe Assis, e à equipe offshore, que toparam o desafio, abraçaram a causa e se dedicam diariamente para atingir os objetivos”, conclui.
Operação em tempo recorde
No final de julho, o engenheiro mecânico Emerson Jasmim iria realizar um serviço na plataforma P-76, em parceria com o também engenheiro mecânico Guilherme Leite, quando foi chamado para atender uma emergência na plataforma P-74, do ativo de Búzios. A equipe a bordo estava enfrentando problemas em oito válvulas de dilúvio do sistema de combate a incêndio da unidade, que não atingiam a vazão requerida pelo projeto. Como a plataforma estava sendo auditada pela Agência Nacional de Petróleo (ANP), a não conformidade poderia resultar em multa para a Petrobras e até na interdição da unidade.
Especializado em sistemas de bombeio, Emerson subiu a bordo e com apoio de toda a equipe da P-74 conseguiu inspecionar o sistema das válvulas, diagnosticar os problemas e indicar soluções, submetendo os equipamentos a novos testes com resultados positivos. Ao final, a auditoria foi realizada sem qualquer não conformidade relacionada ao sistema de diluvio. Terminado o trabalho, Emerson embarcou às pressas para a P-76, onde o colega Guilherme Leite, especialista em motores diesel de grande porte, lhe aguardava para realização de um serviço também importantíssimo: a avaliação anual da performance das unidades de bombeio de água para o sistema de combate a incêndio exigida pela norma NFPA25, da National Fire Protection Association.
“O prazo para a avaliação estava se encerrando e seu descumprimento poderia acarretar também em não conformidade e multa para a Petrobras. Com o atraso gerado pela emergência na P-74, foi preciso realizar em um dia um serviço que normalmente é feito em três”, conta Emerson, ressaltando que o sucesso só foi possível em função do trabalho em conjunto com as equipes de manutenção das unidades e da sinergia entre a Qualidados e o cliente Petrobras. Graças a todos estes esforços, tanto Emerson quanto Guilherme foram contemplados com um reconhecimento da Petrobras.
Para Guilherme, o bom relacionamento interpessoal com toda a equipe, juntamente com conhecimento técnico e comprometimento, foram fundamentais para o reconhecimento. “Executar um serviço de engenharia, na teoria, é bem previsível, mas quando se está no campo, principalmente numa plataforma de petróleo, as coisas tendem a sair do planejado”, opina.
Para completar, o trabalho dos engenheiros só foi possível graças ao empenho de outros integrantes da equipe Qualidados. Engenheira líder de área à frente da parte técnica de liberação dos embarques, Soraia Diniz ressalta a importância dos procedimentos criados internamente para garantir, num curto prazo, o cumprimento das novas exigências da Petrobras para o embarque dos trabalhadores nas plataformas, como consequência da pandemia do coronavirus, e informa que de fato, a agilidade e todos os esforços empenhados por todos os envolvidos no processo fizeram toda a diferença para que a equipe Qualidados obtivesse este reconhecimento. Além de Emerson, Guilherme e Soraia, a Qualidados reconheceu também o trabalho da preposta do contrato Bianca Santos, do administrador Eleandro da Silva Miranda e da técnica em segurança do trabalho Sílvia Lopes. A todos, nossos parabéns!