O que as transformações digitais bem-sucedidas têm em comum?

>>>O que as transformações digitais bem-sucedidas têm em comum?

O que as transformações digitais bem-sucedidas têm em comum?

Confira as dicas da consultoria Mckinsey & Company para as empresas de Engenharia e Construção.

Em todo o mundo, as empresas de Engenharia e Construção estão correndo atrás de soluções em tecnologia da informação e comunicação que sejam capazes de alavancar a sua produtividade. Mas afinal de contas, o que as transformações digitais bem-sucedidas têm em comum?  Em que as empresas do setor devem ficar atentas na hora de investir nesta área? As cinco dicas abaixo foram elaboradas a partir do conteúdo de um artigo publicado em agosto deste ano pela consultoria internacional Mckinsey & Company.  Para consultar o texto original – assinado por pesquisadores de vários países – você pode acessar aqui.

  1. Foque na solução de problemas, não na instalação de softwares

Em todo o mundo, as empresas de Engenharia e Construção estão atualizando e substituindo seus sistemas de gestão internos obsoletos por novos, para aumentar a produtividade. No entanto, às vezes a empresa se concentra demais nas soluções em TI, buscando o avanço da tecnologia como um fim em si mesmo e optando por uma ferramenta antes mesmo de saber se e como ela ajudará a aprimorar as suas operações. Para aumentar a chance da tecnologia digital fazer diferença positiva no seu negócio, o ideal é, em primeiro lugar, identificar as mudanças operacionais necessárias para aprimorar o desempenho da empresa, e só então, eleger a solução capaz de promover esta mudança.

  1. Opte por soluções digitais que promovam a colaboração

Às vezes, as empresas de Engenharia e Construção optam por soluções digitais que se aplicam a apenas uma atividade ou negócio.  Em geral, o objetivo é evitar que a implantação torne-se muito complexa.  Com isso, no entanto, perde-se uma oportunidade valiosa de conter as perdas de eficiência que ocorrem quando informações não são transmitidas de forma efetiva durante passagens entre operações e funções. A dica então é dedicar atenção especial a atividades que envolvem várias áreas e grupos de trabalho, projetando funcionalidades que facilitem a interação.

  1. Requalifique e reestruture suas equipes de engenharia

As tecnologias digitais introduziram mudanças profundas nos projetos de engenharia. Neste novo cenário, a capacidade de conceber um design original pode ser tão importante quanto a habilidade de utilizar ferramentas do chamado design generativo, que usa recursos como algoritmos de inteligência artificial e computação em nuvem. A aplicação dessas técnicas demanda que os profissionais não só desenvolvam habilidades técnicas como exercitem novas formas de atuar. As empresas de Engenharia e Construção devem criar condições para a que suas equipes adotem sistemáticas de trabalho sintonizadas com as possibilidades abertas pela digitalização.

  1. Garanta que a solução digital vai agregar valor ao seu negócio

É comum ouvir de executivos do setor de Engenharia e Construção que os ganhos de produtividade obtidos com a digitalização tiveram pouco impacto nos seus resultados financeiros porque a economia obtida não compensou o custo da implementação de novos softwares.  Isto ocorre quando surgem flutuações durante a operação sem que sejam realizados os ajustes necessários. Um exemplo: uma ferramenta digital pode ajudar a acelerar o serviço, reduzindo defeitos e retrabalho. Mas se a força de trabalho não for redimensionada ou transferida para outras atividades, a equipe acabará esperando durante o tempo que gastaria em retrabalho, e os custos ainda serão acumulados

  1. Multiplique o impacto da transformação digital em toda a empresa

Numa empresa de Engenharia típica e descentralizada, é comum que os líderes das unidades de negócio se concentrem em otimizar projeto isolados, enquanto negligenciam soluções mais amplas, baseadas na padronização de ferramentas e plataformas digitais e no compartilhamento de dados entre os projetos. Um exemplo positivo, nesse caso, é o da solução adotada por uma empresa para racionalizar a aquisição de materiais para montagem de painéis de isolamento.  A visão dos itens adquiridos pela corporação como um todo possibilitou à empresa reduzir custos ao definir especificações padrão e agregar os pedidos realizados por suas diferentes unidades.

2019-11-13T18:16:03+00:0013/11/19|

About the Author: