Programa alinha Qualidados com as melhores práticas de Compliance

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Programa alinha Qualidados com as melhores práticas de Compliance

Novo Código de Ética e Conduta e um canal de denúncia independente estão entre as novidades apresentadas às equipes

Como garantir, de forma sustentável, relações de trabalho marcadas pela ética e integridade?  E o que cada colaborador pode fazer para contribuir diariamente com este objetivo?  São estes desafios que a Qualidados está lançando para as suas equipes com a divulgação do seu novo Código de Ética e Conduta e a criação de um Canal de Denúncias. As novidades – apresentadas aos colaboradores em um evento no último dia 5 de dezembro – são resultados da implantação de um Programa de Compliance elaborado de acordo com as melhores práticas internacionais.

Para o sócio-diretor Claudio Freitas, o comportamento ético é algo natural para a Qualidados desde a sua fundação, em 1993, e a maior prova disso é o fato da empresa manter uma imagem cada vez mais sólida e fortalecida. A ideia de investir em um Programa de Compliance, no entanto, surgiu para atender a uma demanda cada vez mais rigorosa do mercado em relação à manutenção pelas empresas de políticas sistemáticas de prevenção, detecção e resposta a práticas antiéticas.

“Além de contribuir, internamente, para a consolidação dos nossos valores, a iniciativa valoriza a empresa perante clientes e mercados, posicionando a Qualidados em um padrão de gestão internacional”, explica Freitas. De fato, a implantação do programa poderá credenciar a empresa a receber a certificação ISO 19600, voltada para Sistemas de Gestão em Compliance.

Expressão surgida do inglês to comply – que significa “estar de acordo com” – o Compliance visa garantir que as organizações atuem em consonância com exigências éticas e legais. Nesse sentido, os Programas de Compliance estabelecem uma série de estratégias para prevenir, detectar e punir desvios que possam comprometer a gestão, as finanças e a imagem das organizações.

Consultoria – Na Qualidados, o programa vem sendo desenvolvido desde junho de 2019, com a consultoria de um dos maiores especialistas no assunto no país, o advogado José Guimarães, que é também coordenador da Pós-Graduação em Compliance da Faculdade Baiana de Direito. Foi Guimarães quem conduziu o treinamento da equipe da Qualidados.

Ao final do evento, cada colaborador saiu da atividade com o seu exemplar do Código de Ética e Conduta. “Foi um momento emocionante, pois os valores, a seriedade e competência são a vida e o diferencial da Qualidados Engenharia”, declarou o consultor, ao ressaltar a importância da participação dos sócios-diretores da empresa no treinamento, e o apoio que o grupo tem dado à iniciativa.

Canal de Denúncia – Outra novidade anunciada no evento foi a criação do Canal de Denúncias da Qualidados. Por meio do endereço eletrônico http://contatoconfidencial.com.br/qualidados/, tanto colaboradores quanto pessoas externas à empresa podem informar fatos que contrariem a legislação vigente. o Código de Ética e outras políticas e normas internas, além de ações em geral que possam causar danos à empresa e seus acionistas, profissionais, clientes, fornecedores e terceiros.

As informações registradas serão recebidas por uma empresa externa independente especializada em denúncias. Cada situação será tratada individualmente e de forma altamente sigilosa por uma Coordenação de Compliance, especialmente capacitada para conduzir os processos de investigação. Além do site, os interessados podem fazer seu relato por meio do ramal 0800 899 5900, com atendimento pessoal de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e eletrônico, de forma ininterrupta, 24 horas por dia.

2020-01-03T18:36:08+00:0003/01/20|

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