Qualidados apoia Outubro Rosa e Novembro Azul

>>>Qualidados apoia Outubro Rosa e Novembro Azul

Qualidados apoia Outubro Rosa e Novembro Azul

O mês de outubro acabou e com ele o Outubro Rosa, mas a luta contra o câncer de mama segue firme. A campanha que acontece todo ano é dedicada a alertar e orientar as mulheres sobre como agir preventivamente quanto ao segundo tipo de câncer mais frequente do mundo. O câncer de mama é ainda o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano.

Segundo os especialistas, um estilo de vida saudável com alimentação adequada associada a atividade física pode reduzir em até 28% o risco da mulher desenvolver o câncer de mama. Controlar o peso corporal e evitar o consumo de bebidas alcoólicas são outras recomendações básicas que os médicos indicam na prevenção do câncer de mama.

A realização do autoexame das mamas é a primeira avaliação a ser realizada pela própria mulher. Para a detecção precoce do câncer de mama é indicado visitar com frequência o ginecologista e realizar alguns exames como o exame clínico e a mamografia, principalmente para mulheres acima de 40 anos.

Vale muito a pena ver o vídeo da fundação Laço Rosa: Assista aqui.

Se o mês de outubro é marcado pelo Outubro Rosa, em novembro é vez dos homens com o Novembro Azul. As ações relacionadas à campanha são totalmente direcionadas à prevenção e diagnóstico do câncer de próstata, sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens.

O exame físico (toque retal) é o método mais antigo, mais barato e ainda o mais usado para levantar suspeitas do câncer associado ao exame laboratorial de dosagem do PSA. Caso sejam constatados aumento da glândula ou PSA alterado, deve ser realizada uma biópsia para averiguar a presença de um tumor e se ele é maligno. Se for, o paciente precisa ser submetido a outros exames laboratoriais para se determinar seu tamanho e a presença ou não de metástases.

Um dos grandes obstáculos à prevenção, ainda é o preconceito. O medo, o constrangimento e o desconhecimento que rondam a realização do exame de toque de próstata não devem superar os cuidados com a saúde do homem. O mais importante é lembrar que a detecção precoce do câncer de próstata pode significar a cura da doença.

O mês da campanha foi escolhido pelo fato do dia 17 de novembro ser considerado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

Os fatores de risco incluem idade avançada (acima de 50 anos), histórico familiar da doença, fatores hormonais e ambientais e certos hábitos alimentares (dieta rica em gorduras e pobre em verduras, vegetais e frutas), sedentarismo e excesso de peso.

Optar por uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos regularmente são recomendações importantes para prevenir a doença.

Colaboradores

Em apoio às campanhas do Outubro Rosa e Novembro Azul, a Qualidados traz para a empresa o alerta sobre os assuntos, vestindo a camisa destas causas e chamando a atenção dos colaboradores para as medidas de precaução. Independente do mês do ano que se esteja a prevenção continua sendo o melhor remédio.

2016-11-23T13:13:45+00:0004/11/15|

About the Author: