Pela terceira vez em sete anos, a Qualidados Engenharia recebe, no próximo dia 27 de setembro, em evento do Rio de Janeiro, o Prêmio do Programa Parceria Responsável (PPR) promovido pela Área de Abastecimento da Petrobras. O programa tem como base os critérios de excelência inspirados na Fundação Nacional de Qualidade (FNQ) e para a escolha dos ganhadores, auditores contratados pela estatal observam requisitos como a maturidade da gestão, a qualidade de serviços, saúde e segurança no trabalho, meio ambiente e responsabilidade social. “Em 2006, fomos convidados para acompanhar a premiação. Em 2007, começamos a participar e, em 2008, fomos vencedores pela primeira vez na categoria Serviços de Apoio. Ganhamos novamente o prêmio em 2010 e agora, nesta última edição de 2012”, conta a diretora de Marketing e Comunicação da Qualidados, Jane Carvalho.

Com o objetivo de promover a adoção de práticas voltadas para a melhoria da gestão empresarial com base no Modelo de Gestão do Abastecimento proposto pela Petrobras, os critérios são avaliados em duas visitas, uma de orientação e outra de avaliação. “Além de nos proporcionar uma consultoria sobre o nosso sistema de gestão, temos o reconhecimento de que tivemos destaque em critérios que traduzem o que a Petrobras busca em seus fornecedores. É saber que estamos alinhados com o que valoriza o nosso principal cliente”, opina a gestora, ao pontuar como é importante impulsionador, em razão da premiação, a visibilidade para além da Petrobras.

Crescimento conjunto – Em 2013, a Qualidados completa 20 anos e comemora, junto com a Petrobras, os 60 anos da estatal. “O nosso crescimento foi muito impulsionado pelas oportunidades oferecidas pela Petrobras, em função de seu plano de expansão, e, também, foi favorecido pelo programa de apoio ao desenvolvimento da cadeia de fornecedores. Isso tem sido de extrema importância para o desenvolvimento do mercado de Óleo e Gás no Brasil”, considera. Jane credita o reconhecimento da Qualidados, que tem atuação muito forte no setor de refino – a empresa já prestou serviços em praticamente todas as refinarias da Petrobras no Brasil, ativas e/ou em construção -, às oportunidades que a empresa baiana soube aproveitar, “buscando

entender o que a Petrobras valoriza”. “Vencer o PPR evidencia nossa marca, para dentro da estatal e para fora, pela credibilidade que tem”, comemora.

Reconhecimento da mídia especializada – A Qualidados está, pela quinta vez consecutiva, na lista das 250 pequenas e médias empresas com maiores taxas de crescimento no Brasil nos últimos três anos, segundo pesquisa realizada pela consultoria Deloitte em parceria com a Revista Exame. No levantamento de 2013, divulgado em agosto, a organização é vice-líder na Bahia, aparece no 4º lugar do Nordeste e na 42ª colocação no Brasil. A empresa também registrou este ano seu melhor desempenho na lista dos 500 Grandes da Construção, organizada pela Revista O Empreiteiro, especializada no setor – ranking em que figura desde 2011. É a maior empresa da Bahia, a 2ª do Norte/Nordeste e a 41ª do Brasil na área de Projeto e Consultoria. Quando analisadas as maiores variações de faturamento, a empresa aparece no 25º lugar no ranking brasileiro.