Veículo: ADMIRO NEW’S

Em seu 20º aniversário, comemorado no mês de agosto, a Qualidados Engenharia celebra a evolução da empresa na excelência dos serviços oferecidos e na abrangência de suas atividades. Com faturamento em torno de R$ 70 milhões por ano e atuação em todas as regiões do Brasil, a organização aparece pela quinta vez consecutiva na lista das 250 pequenas e médias empresas (PMEs) com maiores taxas de crescimento no Brasil nos últimos três anos, segundo pesquisa realizada pela consultoria Deloitte em parceria com a Revista Exame. No levantamento de 2013, divulgado na última semana, a Qualidados é vice-líder na Bahia, aparece no 4º lugar do Nordeste e na 42ª colocação no Brasil.

Em comparação com os anos anteriores, a empresa baiana especializada em consultoria, gerenciamento de projetos, planejamento de obras e paradas de manutenção deu um salto significativo de atuação entre 2011 e 2012, quando passou da 103ª colocação na pesquisa para a 51ª posição. A diretora de Marketing e Comunicação da Qualidados, Jane Carvalho, entretanto, acredita que o resultado deste ano é ainda mais expressivo.
“Uma coisa é subir de 10 pra 20, em faturamento. Outra é sair de um patamar já considerado alto e manter um crescimento significativo. Isso é bastante desafiador e só reforça a ideia de que nós estamos no caminho certo”, comemora.

A Qualidados tem realizado grandes ações voltadas para garantir a credibilidade dos serviços prestados, uma constante preocupação na empresa. Em 2003, recebeu, pelo Bureau Veritas Quality International, a certificação ISO 9001; em 2004, adotou critérios do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ); em 2005, implantou a metodologia do Balanced Scorecard (BSC); e, em 2006, conquistou o Prêmio Gestão Qualidade Bahia, baseado nas melhores práticas em gestão do mundo, e conseguiu obter a certificação de seu Sistema de Gestão Integrado, referente às normas ISO 9001 (Qualidade), ISO 14001 (Meio Ambiente) e OHSAS 18001 (Saúde e Segurança do Trabalho), que mantém até hoje. “A cada ano fica evidente o avanço da empresa com relação ao desenvolvimento da gestão, e isso tem refletido positivamente no crescimento da equipe e na satisfação dos clientes”, avalia a Coordenadora de Qualidade da empresa, Elane Araújo.

Ranking da Engenharia Brasileira – Além do avanço na pesquisa Deloitte/Exame, a Qualidados registrou este ano seu melhor desempenho na lista dos 500 Grandes da Construção, organizada pela Revista O Empreiteiro, especializada no setor: é a maior empresa da Bahia, a 2ª do Norte/Nordeste e a 41ª do Brasil na área de Projeto e Consultoria.

Quando analisadas as maiores variações de faturamento, a empresa aparece no 25º lugar no ranking brasileiro. A organização figura na lista desde 2011 e alcança posições cada vez mais altas no levantamento da área de Projeto e Consultoria. Subiu do 57ª lugar para a 46ª posição no ano passado e, em 2013, ganhou cinco posições.

Em continuidade à edição 2012 dos 500 Grandes da Construção, a Qualidados foi premiada como Empresa do Ano na pesquisa que avaliou o processo de modernização das organizações que acompanham a economia do país e mantêm uma linha de crescimento contínuo a partir de metas inovadoras para conquistar clientes em todo o Brasil. A Qualidados figurou no 13º lugar da lista, pelo crescimento de 70% em relação a 2011. “Incentivamos a gestão participativa e investimos constantemente na capacitação dos nossos colaboradores para que nosso crescimento siga sempre os princípios da responsabilidade sustentável”, pontua o diretor de Recursos Humanos e Administração da organização, Maurício Simões.

Outras Premiações

O reconhecimento da Qualidados está em todos os setores. Nos últimos dez anos, a empresa fortaleceu a parceria com a Refinaria Landulpho Alves (RLAM) e garantiu a premiação, em 2007 e 2010, como fornecedora de destaque pelo Programa Parceria, promovido pela refinaria, e em 2008 e 2010, no Programa Parceria Responsável, oferecido pela Área de Negócios do Abastecimento da Petrobras, que indica os melhores fornecedores de bens e serviços através de avaliações de desempenho em todas as etapas do processo. Em abril de 2012, ficou ainda entre as três primeiras colocadas na premiação Melhores Fornecedores de Bens e Serviços, da Unidade de Operações de Exploração e Produção no Rio Grande do Norte e Ceará (UO-RNCE) da Petrobras, na categoria Serviços Técnicos Especializados.

Inovação – No ano em que completa duas décadas, a meta da Qualidados é desenvolver ainda mais a Inovação. Para isso, participa desde julho, através do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), da Solução Join para a Gestão da Inovação – capacitação de gestores e funcionários através de ferramentas práticas e conceitos como Inovação Aberta, Design Thinking e Mentalidade Lean, para incentivar o desenvolvimento de novas e melhores ideias dentro da empresa, produzir mais inovações em menor espaço de tempo e de forma mais eficiente.

Em todo o Brasil – A Qualidados Engenharia chegou em 2013 com projetos em todas as regiões brasileiras. Sua capacidade para atender clientes em qualquer localidade, incluindo regiões com difíceis condições climáticas e de acesso, organizando e enviando equipes com todo o critério para que os serviços sejam realizados sempre com a mesma qualidade é um diferencial. A empresa já deixou sua marca nos estados do Amazonas, Bahia, Sergipe, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás e Paraná, além do Distrito Federal.

Engenharia com Tecnologia – Com uma equipe formada por engenheiros, técnicos, analistas e consultores de alta qualificação técnica e constante espírito de atualização, a Qualidados tem os serviços especializados como marca de seu portfólio. A organização baiana tem atuação marcante nas indústrias de Óleo e Gás, Petroquímica, Mineração e Siderurgia, Fertilizantes, Energia e Celulose, além de Metalurgia e Alimentos e Bebidas, e tem como grandes parceiros refinarias da Petrobras, Gerdau, Ambev, Braskem, Bahia Specialty Cellulose (BSC) e Transpetro.

Clique para ver a matéria online
Publicada em 24/08/2013