Saúde em pauta: Se atente às campanhas de prevenção, elas são para você!

>>>Saúde em pauta: Se atente às campanhas de prevenção, elas são para você!

Saúde em pauta: Se atente às campanhas de prevenção, elas são para você!

Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul: esses meses coloridos dizem respeito a mobilizações mundiais que despertam a atenção das pessoas quanto ao cuidado com si próprio e com o outro. É curioso pensar que existem campanhas voltadas estritamente a alertar o ser humano a cuidar daquilo que o faz ser um humano, seu próprio corpo. Por conta disso a cada ano ouve-se falar mais nas campanhas de prevenção ao suicídio, câncer de mama e câncer de próstata.

Não há como mascarar, os números estão aí para comprovar que é necessário uma atenção especial por parte do governo e da sociedade quanto a essas três questões em especial.

Estatísticas:

Dados divulgados pela BBC Brasil em 2017 indicam que entre 1980 e 2014 a taxa de suicídio entre jovens de 15 a 29 anos de idade aumentou 27,2% no Brasil. Alguns estudos apontam como fatores que contribuem para o aumento do suicídio o uso de drogas, o bullying e a violência doméstica.

Cerca de 25% dos casos de câncer em mulheres no mundo são de mama. 14 mil mulheres morreram por causa do câncer de mama no Brasil em 2013 (último ano com dado disponível). Diagnóstico no primeiro estágio da doença tem 88,3% de sobrevida, em média.  66% dos casos são descobertos pelas próprias pacientes.

Por ano, são diagnosticados 69 mil novos casos de câncer de próstata.  No Brasil, a estimativa para este ano é cerca de 13.772 óbitos (Segundo tumor que mais mata os homens. O primeiro é o câncer de pulmão). É o câncer mais comum no Brasil (excluindo-se os cânceres de pele) e representa cerca de 4 em cada 10 cânceres que atingem a população masculina brasileira com mais de 50 anos de idade.

 

Sua Saúde Melhor

Em afirmação a importância que a empresa dá a esse tipo de assunto a Qualidados promoveu a campanha Sua Saúde Melhor que contou com a presença da psicóloga Paula Soares que falou sobre depressão, formas de evita-la e os tratamentos disponíveis para o quadro clínico. Aferição da pressão arterial e leitura da glicemia foram outras atividades realizadas na campanha que foi aconteceu em parceria com a Vitalmed.

Outro momento bacana foi o encerramento da Campanha, que contou com a presença da Juliana Paixão, na sede da Qualidados, uma paciente que descobriu e venceu o câncer Linfoma de Hodgkin. Juliana compartilhou sua experiência e contou detalhes sobre todo o processo de tratamento. Após sua recuperação, Juliana criou o projeto Lenços do Bem para apoiar mulheres que enfrentam a doença e passam pelo processo de quimioterapia, no qual propicia a queda dos cabelos, sendo um momento delicado. Conheça mais sobre o projeto Lenços do Bem, você também pode fazer parte desse ato de solidariedade.

Da esquerda para direita: Daniela (ADM), Juliana Paixão, Sabrina (RH) e Quéssia (Marketing)

2019-03-28T17:50:53+00:0030/11/17|

About the Author: