Segurança renovada

Segurança renovada

Novo programa aposta em ferramentas de gestão e na sensibilização das equipes para intensificar a busca pelo acidente zero.

Novos treinamentos, palestras, campanhas e outras ações estratégicas prometem mobilizar ainda mais a equipe Qualidados na busca incessante pelo acidente zero. As atividades integram o Programa Nacional de Saúde e Segurança do Trabalho, lançado no início do ano, por meio da área de SMS. O objetivo: aprimorar o Sistema de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) da empresa por meio de ferramentas de gestão e de um trabalho de sensibilização dos colaboradores com foco em cultura de segurança.

“Nossa motivação maior ao criar este projeto foi possibilitar uma gestão mais eficiente em saúde e segurança do trabalho, capaz de mobilizar de forma efetiva a força de trabalho para a uma compreensão do valor que a segurança tem para a empresa”, explica o supervisor técnico de SMS Kleiton Santana. Há dois anos na empresa, Kleiton conta que aguardava com expectativa a formalização de um programa que permitisse à equipe de SMS ter acesso, de forma contínua e sistemática, a dados consolidados para avaliação da eficácia das suas ações.

Nesse contexto, foi criada uma série de ferramentas e indicadores reativos e proativos. Graças a eles, a Qualidados poderá analisar constantemente e com precisão o seu desempenho na área, tanto de forma geral como nos contratos, o que ajudará a empresa na tomada de decisões estratégicas para reduzir desvios e eliminar acidentes.

O pontapé inicial do projeto foi a realização, em janeiro de 2021, de um treinamento no qual gerentes de contratos, prepostos e técnicos de segurança foram apresentados à dinâmica das ações previstas pelo projeto, aos resultados esperados e às estratégias para alcançá-los. A seguir, reunimos algumas novidades que estão por vir, incluindo novas rotinas e práticas que prometem gerar melhoria contínua para os processos da área. Veja só:

Novidade no calendário – O programa de SST vai inserir uma nova data no calendário da Qualidados. Trata-se do 28 de Abril, Dia Internacional das Vítimas de Acidentes de Trabalho. A ideia é aproveitar a data para a realização de campanhas e outras ações de sensibilização.

Análise crítica – A cada três meses, será promovida uma Reunião de Análise Critica (RAC) do Programa de SST. O objetivo: avaliar o curso da iniciativa, definindo ações que garantam o alcance das metas estabelecidas.

Auditoria anual – A performance de cada contrato na área de Saúde e Segurança do Tralho será avaliada anualmente por meio de uma auditoria de VCLC – Verificação de Conformidade Legal e Contratual

Bate papo com o SMS– Duas vezes por mês, os profissionais de SMS da Qualidados, prepostos e técnicos de segurança irão se reunir para discutir ideias e eliminar ruídos de comunicação no processo de SST.

Fórum de ideias – A Escola Interna de Disseminação do Conhecimento (EIDC) será um fórum mensal onde profissionais de SST e outros interessados irão se reunir para uma discussão mais aprofundada em torno de temas específicos. A ideia é que a Escola seja um espaço de atualização profissional, aprendizado e compartilhamento de saberes.

2021-03-16T18:01:25+00:0016/03/21|

About the Author: