Após pesquisa de mais de 10 anos em contratos de Manutenção de Plataformas Offshore, conhecido como Manutenção de Construção e Montagem que inclui desde o delineamento, planejamento, projeto, compra de materiais, fabricação em terra e montagem final na plataforma, foi possível observar o gargalo na fase de montagem em função, principalmente, da restrição de vagas disponibilizada pela Petrobras.
Pode ser notada também que a produtividade embarcada era muito abaixo do esperado. Com um custo superior a três vezes o de terra, o profissional embarcado ainda sofre de problemas básicos como falta de planejamento integrado às tarefas a serem executadas.
Os resultados eram empresas com grandes dificuldades e o cliente extremamente insatisfeito gerando uma verdadeira fábrica de multas contratuais.
Pensando nisto, a Qualidados em parceria com duas empresas, a MMC (consultoria especializada no desenvolvimento e estruturação de negócios industriais) e a TeeWe (Simplicidade e inovação para uma engenharia integrada) desenvolveram o SIIO (Solução Integrada para Intervenções Offshore) que tem como objetivo promover uma gestão integrada dos serviços de manutenção em plataformas Offshore visando ganhos de produtividade através de planejamento integrado, visibilidade e rastreabilidade de todos os recursos envolvidos, minimizando consideravelmente o retrabalho.
Confira no esquema abaixo: