Você melhor. Aposte no autodesenvolvimento
O ambiente de trabalho vem passando por enormes transformações e de maneira cada vez mais acentuada e rápida.
É preciso estar atento para evitar a acomodação e a armadilha de uma rotina segura e previsível.
Esse sentimento muitas vezes leva ao tédio, à estagnação na carreira e a um desejo constante pela sexta-feira.
As empresas sabem que sua competitividade depende em grande medida do perfil e qualificação seus colaboradores e valorizam pessoas que buscam o autodesenvolvimento.
Mas não é mais possível esperar que outros cuidem de nós e por isso cada vez mais as pessoas entendem que precisam assumir responsabilidade pessoal pela renovação e atualização de suas habilidades e conhecimentos ao longo de suas vidas profissionais. O desenvolvimento pessoal é um processo contínuo ao longo da vida que alimenta, molda e melhora as habilidades e o conhecimento para garantir a máxima eficácia e continuidade da empregabilidade.
O desenvolvimento pessoal não implica necessariamente movimento ascendente; em vez disso, trata-se da busca por capacitação visando a melhorar o desempenho e atingir seu pleno potencial em cada estágio da carreira.
Compreender que o processo de aprendizado não é mais restrito a escola e deve estar presente ao longo de toda a vida é fundamental para o desenvolvimento profissional. Hoje existem muitas alternativas de aprendizado. Nunca a informação e o conhecimento foram tão acessíveis. É preciso ter iniciativa e buscar o autodesenvolvimento contínuo associado ao crescimento profissional e humano.
Aqui temos um checklist que pode ajudar na elaboração de sua estratégia de autodesenvolvimento de maneira cíclica e continuada:
- Estabeleça seu propósito ou direção;
- Identifique suas necessidades de desenvolvimento;
- Identifique oportunidades de aprendizado;
- Formule um plano de ação;
- Dê início ao desenvolvimento – Ponha o plano em ação;
- Registre os resultados;
- Avalie e revise com questionamentos como:
- O que eu estou apto a fazer melhor como resultado?
- Essa experiência aumentou as necessidades de desenvolvimento?
- Este método de desenvolvimento funcionou bem?
- Eu poderia ter obtido mais com essa atividade?
- Eu seguiria essa abordagem novamente?
Incorporar o autodesenvolvimento como uma prática de vida, não só trará maiores perspectivas profissionais como também pessoais. Melhorar a si mesmo em diversas dimensões pode ser muito gratificante e se tornar um ciclo virtuoso de crescimento e aperfeiçoamento que trará benefícios nas esferas profissional, social e familiar.