8 ações indispensáveis para o Brasil vencer a crise e voltar a crescer

>>>8 ações indispensáveis para o Brasil vencer a crise e voltar a crescer

8 ações indispensáveis para o Brasil vencer a crise e voltar a crescer

Os líderes empresariais reunidos no 10º Encontro Nacional da Indústria (ENAI)  sugeriram oito medidas indispensáveis para o Brasil superar a crise e voltar a crescer.

1. Ajuste macroeconômico
Combater a inflação e equilibrar as contas públicas. A estabilidade dos preços e a previsibilidade dos gastos e dos investimentos do governo são importantes para as empresas planejarem e realizarem investimentos na produção.

2. Equilíbrio fiscal de longo prazo
Impedir as medidas que aumentam os gastos públicos e provocam o desequilíbrio fiscal a longo prazo. Além de criar incertezas sobre o futuro, essas medidas aumentam os custos para as empresas e diminuem as chances de competição do país.

3. Ajuste fiscal
Atacar as fontes de pressão sobre o gasto público na origem. As regras automáticas de aumento das despesas e a falta de atenção às mudanças demográficas devem ser revistas.

4. Carga tributária
Evitar a criação de impostos ou a elevação das alíquotas dos tributos existentes. O aumento das receitas públicas deve ser resultado da racionalização das despesas do governo, da eliminação de regras de crescimento automático dos gastos e da expansão da economia.

5. Ambiente de negócios e regulação
Possibilitar mudanças que facilitem o dia a dia das empresas, principalmente a simplificação dos tributos e das relações do trabalho. A complexidade dos processos de recolhimento de impostos e da legislação trabalhista inibe os investimentos de vários setores da economia.

6. Exportações
Focar no mercado externo e adotar medidas de desburocratização e facilitação do comércio com outros países e blocos econômicos.

7. Infraestrutura
Criar condições para garantir rentabilidade e segurança aos investidores. Isso depende, entre outros fatores,  da qualificação e da independência das agências reguladoras.

8. Produtividade e inovação:
As políticas e as iniciativas empresariais devem privilegiar a produtividade e a inovação. Para estimular os investimentos nesta área, é necessário que o governo preserve os instrumentos de apoio às atividades de Pesquisa & Desenvolvimento.

SAIBA MAIS – Leia a Carta da Indústria da íntegra.

Veja a matéria completa

2016-11-23T13:13:42+00:0010/12/15|

About the Author: