A metodologia como fator de sucesso no gerenciamento de projetos de capital

>>>A metodologia como fator de sucesso no gerenciamento de projetos de capital

A metodologia como fator de sucesso no gerenciamento de projetos de capital

O gerenciamento de projetos de capital é uma atividade complexa que envolve uma série de processos interconectados e variáveis que precisam ser gerenciadas para garantir o sucesso. Uma metodologia eficaz é fundamental para gerenciar e controlar todos os aspectos de um projeto, desde o início até a conclusão. Neste artigo, discutiremos a importância de uma metodologia no gerenciamento de projetos de capital.

Os projetos de capital

No âmbito industrial, os projetos de capital (Capex) geralmente são projetos estruturantes, com visão de longo prazo e que tem o objetivo de ampliar a capacidade produtiva ou melhorar a qualidade operacional. A construção de novas instalações industriais, a expansão de fábricas, construção de edificações e desenvolvimento de tecnologias são exemplos de projetos Capex.

Os projetos de capital, principalmente na indústria, possuem uma série de características que aumentam significativamente a complexidade do gerenciamento e da sua execução. São geralmente projetos de alto investimento, multidisciplinares, com milhares de atividades interdependentes, que envolvem tecnologias exclusivas, tem interface com órgãos regulatórios, envolvem múltiplos fornecedores, tem logística de suprimentos específica, a operação é de alto risco de segurança de processos e o orçamento pode sofrer alterações por variações cambiais ou mudanças de cenário.

Os desafios do gerenciamento

As empresas também enfrentam desafios em relação ao nível de maturidade para a condução destes projetos. Muitas vezes, a estrutura organizacional e o processo de governança não estão alinhados ao contexto do projeto, as boas práticas de gestão não são conhecidas ou a aplicação não é disciplinada, o nível de definição do escopo é baixo, os recursos são insuficientes, as indefinições de negócio geram riscos e mudanças, dentre outros fatores ambientais. De acordo com a pesquisa realizada pela KPMG, AIPM e IPMA, “The Future of Project Management: Global Outlook 2019. KPMG, AIPM, IPMA”, apenas 36% das companhias entregam seus projetos dentro orçamento, 30% entregam no prazo e 44% entregam projetos que atendem a meta original e estratégia de negócios. Diante deste contexto, é fundamental que as empresas estejam preparadas e adotem metodologias estruturadas para obter sucesso no gerenciamento de projetos com tamanha complexidade.

Projeto de construção de uma refinaria de petróleo.

Projeto de construção de uma refinaria de petróleo.

Metodologia

Uma metodologia de gerenciamento de projetos pode ser definida como um conjunto de processos, práticas e técnicas adotadas para planejar, executar, monitorar e controlar um projeto. O uso disciplinado de uma metodologia contribui na definição clara de padrões e etapas do ciclo de vida do projeto, melhorando o detalhamento de requisitos e fluxo das comunicações, aumentando o controle de custos e qualidade, facilitando o gerenciamento de riscos, além de garantir que todas as atividades  sejam realizadas de maneira sistemática e padronizada, atendendo aos objetivos, gerando valor para o negócio e impactando as partes interessadas.

A metodologia de gerenciamento de projetos da Qualidados contribui para a obtenção de resultados com excelência operacional através da aplicação de boas práticas de gestão de projetos orientada a obras industriais.  A metodologia considera a necessidade de adaptação ao ambiente de negócios dos clientes e inclui procedimentos, processos, ferramentas, técnicas e sistemas informatizados de controle, auxiliando profissionais na gestão do ciclo de vida de projetos diversos, sejam eles de baixa ou alta complexidade, pequeno ou grande porte, sempre adotando práticas reconhecidas mundialmente (PMBOK, FEL, AWP e Agile), de forma que a metodologia pode ou não ser utilizada em sua totalidade, maximizando os resultados.

Os processos da metodologia dividem-se em pilares, etapas e grupos, considerando o ciclo de vida de um projeto, programa ou portfólio. Dessa forma, cada item foi detalhado considerando o portfólio de serviços da Qualidados, necessidades dos clientes e as referências mundiais de gestão.

Metodologia de gerenciamento de projetos Qualidados.

Metodologia de gerenciamento de projetos Qualidados.

Conclusão

Em síntese, a adoção de uma metodologia e aplicação de forma disciplinada são fundamentais para o sucesso de projetos de capital. Ela é capaz de assegurar o cumprimento dos prazos, orçamentos e especificações acordadas, mitigar riscos, aprimorar a comunicação e a colaboração entre as equipes envolvidas, garantir a qualidade das entregas e assegurar a conformidade com as normas e regulamentações aplicáveis. Portanto, investir em uma metodologia eficaz é uma das melhores maneiras de aumentar as chances de sucesso de projetos de capital.

Entre em contato com a nossa equipe de consultores e saiba como podemos suportá-los neste processo.

 

Escrito por José Elmo Ferreira Junior

Engenheiro Mecânico, especialista em gestão de projetos certificado pelo Project Management Institute – PMI (PMP®/DASM®) com experiência de 11 anos no gerenciamento e execução de projetos multidisciplinares de engenharia industrial, construção e montagem. Responsável pela gestão e implantação de projetos de capital Capex. Profissional também atuante em escritórios de projeto, suportando o desenvolvimento de novos produtos, metodologias, treinamento e integração de equipes, análises de desempenho, priorização de portfólio e aplicação de boas práticas de gestão de projetos.

 

 

2024-01-25T10:19:21-03:0023/01/24|

About the Author: