Ano novo, estrutura nova

>>>Ano novo, estrutura nova

Ano novo, estrutura nova

Em fase final da Implantação do seu Sistema de Governança, Qualidados se reestrutura para atender a mudanças do mercado e planejar o futuro.

A virada do ano é sempre um momento oportuno para fazer um balanço, rever  nossos propósitos e nos organizarmos, lançando as bases para o futuro. É este movimento que a Qualidados realiza  com a implantação, já em fase final, do seu Sistema de Governança Corporativa. Promovida com a consultoria do Instituto Planos, especializado em planejamento e desenvolvimento humano, a implantação  irá permitir à empresa  contar já em  2020 com uma Política de Governança e um novo Plano Estratégico alinhados com a visão de futuro da organização.

A Governança é o sistema pelo qual as  organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, o que envolve os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle, entre outras  partes. Para a sócia-diretora da Qualidados Jane Carvalho, o investimento em Governança neste momento atende à necessidade de fazer frente às mudanças profundas que  vêm ocorrendo no mercado.

“Nós sentimos  a necessidade de nos reinventarmos: olhar para dentro para identificar o que temos de melhor e o que precisamos fazer para atender ao mercado. Neste contexto, a Governança entra para reestruturar a empresa, ajudar-nos a atingir nosso propósito de desenvolver soluções inteligentes e trazer resultados de forma inovadora para os clientes”, explica Jane.

Além disso, acrescenta a diretora, o trabalho desenvolvido com a consultoria do Instituto Planos está permitindo aos sócios planejarem o  processo sucessório de  forma consciente e organizada, o que irá contribuir para garantir a solidez e a saúde da empresa no futuro. “A Qualidados está num momento excelente, antecipando-se aos acontecimentos e pavimentando os próximos passos com um misto de ousadia e segurança”, elogia a administradora de empresas e sócia-diretora do Instituto Planos, Marta Castro. “Poucos empresários pensam assim no Brasil;  a maioria trabalha de forma imediatista”, opina a consultora.

Cronograma –  Deflagrado em julho de 2019, o processo de implantação da Governança partiu de um trabalho de alinhamento com a equipe. “O objetivo era fazer com que todos pudessem conhecer o Instituto Planos e saber o que estávamos fazendo na Qualidados,  além de entender o que é Governança e por que o sistema estava sendo implantado”, conta Marta Castro. Na sequencia, foi realizado um diagnóstico da equipe, com a ajuda de uma ferramenta de perfil comportamental (o PDA), entrevistas individuais e de grupo. Os profissionais do Instituto também  estudaram em detalhes documentos como o Plano Estratégico da empresa, seu contrato social e o desenho da atual estrutura organizacional.

Em seguida, foi iniciado o trabalho de revisão da macroestrutura, com o desenho de vários organogramas mostrando a evolução do sistema desde o momento atual até as futuras transições dos sócios para um Conselho de administração, obedecendo os prazos desejados por cada um. Em paralelo, foi realizado um estudo de impacto financeiro da transição.

Agora, a  etapa final do processo vai consistir na revisão e divulgação do Plano Estratégico, além da aprovação e divulgação da Política de Governança. “A Política vai retratar todas as decisões tomadas ao longo das reuniões de diretoria para orientar a equipe e dar transparência ao processo”, conta Marta, explicando que esta fase inclui ainda a revisão do contrato social e a elaboração de um acordo de sócios, em parceria com a assessoria jurídica da Qualidados. A previsão é de que todos os documentos estejam prontos e aprovados antes do Carnaval.

2020-01-14T18:07:56+00:0014/01/20|

About the Author: