Com a inovação no DNA

Com a inovação no DNA

Um dos fundadores da Qualidados, o engenheiro mecânico Luiz Henrique de Oliveira Costa conta no bate-papo abaixo como a empresa surgiu da ideia inovadora de associar engenharia com Tecnologia da Informação, além de discorrer sobre algumas inovações que fizeram e fazem a diferença na trajetória da empresa.

Como surgiu a Qualidados?

Foi no início dos anos 1990. Eu e o engenheiro Maurício Netto Simões, que é o outro sócio-fundador, percebemos que havia uma oportunidade para nos inserirmos no mercado de gerenciamento de projetos, de forma qualificada, associando Engenharia com Tecnologia da Informação. Era um momento de efervescência no Polo Petroquímico de Camaçari e havia um interesse grande pela utilização de softwares e outras ferramentas de TI como suporte aos serviços de engenharia.

A empresa surge então com duas áreas de negócio?

Sim. Além de oferecer serviços de engenharia, nós atuávamos no desenvolvimento e na comercialização de sistemas informatizados. Mais tarde, na medida em que o mercado foi se tornando maior e mais complexo, a área de TI passou a ser uma área estratégica de suporte dentro da empresa. Mas nós continuamos como uma empresa de engenharia com tecnologia, uma empresa que tem como diferencial oferecer aos seus clientes soluções inovadoras em sintonia com as novas tecnologias de informação e comunicação.

Dentro dessa trajetória de busca de inovação, como surgiram os produtos inovadores?

A inovação sempre esteve no DNA da empresa e mesmo antes da implantação do nosso programa estruturado de inovação, já procurávamos executar nossos serviços acompanhados de alguma solução e/ou ferramenta nova para o mercado. Desenvolvemos uma metodologia de gestão de contratos com processos, procedimentos (GCP) e ferramentas (SGC) inovadoras, além da utilização de práticas da área de construção e montagem, tais como construtibilidade e comissionamento, nas paradas de manutenção. O JOVE, outra solução inovadora da empresa, é o nosso sistema de acompanhamento e controle de obras e paradas de manutenção e seu surgimento foi embasado na percepção da existência de uma lacuna no MS Project, o sistema de gerenciamento de projetos da Microsoft, no que diz respeito a ferramentas que possibilitassem o acompanhamento e controle de paradas de manutenção e obras. O JOVE nasce então como uma ferramenta customizada em complemento ao MS Project e outras ferramentas de GP, que facilita a extração de relatórios, curvas de avanço e tabelas com status para acompanhamento do andamento da execução dos serviços conforme a necessidade dos nossos clientes. Mais tarde, nós ainda incorporamos ao sistema um módulo de comissionamento, com checklist de paradas e partidas.

Que resultados os produtos/soluções inovadoras trouxeram para a Qualidados?

Estas soluções ajudaram a empresa a se tornar mais competitiva com as facilidades oferecidas pelas ferramentas que, acompanhadas dos processos e procedimentos, permitiram um aumento da produtividade da mão de obra de apoio e produção, garantindo o dimensionamento de equipes mais enxutas na hora de concorrer em licitações e resultados (custos, qualidade, tempo) melhores na execução dos serviços. As soluções inovadoras da Qualidados trazem mais agilidade e qualidade no apoio e execução dos serviços, já que passamos a ter sempre informações atualizadas e confiáveis sobre o andamento dos mesmos, servindo de base à tomada de decisão rápida e eficaz e garantindo mais tempo para as equipes se dedicarem às atividades estratégicas.

Qual o futuro da inovação na empresa e dos produtos atuais?

A inovação é uma realidade na empresa e já está incorporada em nossos processos e na cultura empresarial. Os colaboradores participam ativamente do programa de geração de idéias e contribuem fortemente no desenvolvimento de novas soluções.

O JOVE, por exemplo, passa por um processo de renovação contínua. Nesse exato momento, 36 novas ideias estão sendo implementadas com o objetivo de introduzir melhorias no sistema. São sugestões feitas pelos próprios colaboradores e incorporadas ao Banco de Ideias do SisJOIN, o Sistema de Gestão da Inovação, que adotamos como parte do nosso Programa de Inovação. Fizemos um evento, o Momento Radar, em que estabelecemos o JOVE como foco prioritário da inovação dentro da empresa, e as pessoas aderiram à proposta, gerando ideias inovadoras.

2019-04-16T19:13:08+00:0016/04/19|

About the Author: