Conectados com o mundo das startups

>>>Conectados com o mundo das startups

Conectados com o mundo das startups

Qualidados lança desafio a empresas de base tecnológica em busca de soluções inovadoras para ganho de produtividade em obras, projetos e paradas de manutenção.

Realidade Virtual e Realidade Aumentada, Sistemas holográficos, IoT, Bigdata, assistentes virtuais como robots e chatbots, Inteligência Artificial e Machine Learning, o chamado aprendizado das máquinas computacionais. O que as tecnologias da indústria 4.0 têm a oferecer ao mercado de gerenciamento de projetos, obras e paradas de manutenção? É este desafio que a Qualidados lançou nos últimos meses a startups e empresas de base tecnológica por meio de iniciativas que estão turbinando a cultura da inovação dentro e fora da empresa.

“Nós estamos demonstrando que inovação não é só pra grandes empresas que investem em pesquisa e desenvolvimento: somos uma empresa de Engenharia, nordestina e de médio porte, que anualmente já oferece soluções inovadoras a seus clientes e agora está fazendo um investimento maior pra incorporar as tecnologias da indústria 4.0  aos seus processos”, ressalta a sócia-diretora da empresa Jane Carvalho

Desafio Nexus – No último mês de agosto, Jane marcou presença no Startup Summit, evento do Sebrae que reuniu em Santa Catarina mais de 3 mil integrantes do ecossistema de tecnologia do Brasil. Juntamente com a multinacional L’oreal, a Qualidados foi uma das empresas a aproveitar o evento para lançar desafios a startups por meio do programa Nexos, do Sebrae. No stand do Sebrae, Jane falou sobre a proposta da empresa de estabelecer parcerias para desenvolver soluções para a gestão e operação de serviços de campo em tempo real.

Iniciativa do Sebrae Nacional em parceria com a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), o Nexos visa aproximar startups de médias e grandes empresas em projetos de inovação. As startups recebem orientação e investimento das empresas e, em contrapartida, as patrocinadoras contam com o suporte do Sebrae e Anprotec para financiar seus projetos via acesso a linhas de fomento, como a lei de informática e a lei do bem.

QD Connect – Além da participação do Nexos, a Qualidados lançou um programa próprio, o QD Connect.  Aqui, a ideia é também atrair startups e empresas de base tecnológica para gerar conexões, parcerias e negócios com foco em soluções inovadoras que permitam aprimorar os serviços prestados pela empresa. Um primeiro evento aconteceu no dia 29 de agosto, na sede da comunidade de empreendedorismo e inovação, HUB Salvador. Na ocasião, cada empresa teve cinco minutos para fazer o seu pitch, como se diz na linguagem das startups. Em outras palavras, apresentar aos patrocinadores, de forma rápida e eficiente, as soluções que têm a oferecer Dias depois, um novo encontro do gênero foi feito na sede da Qualidados, mobilizando a participação de vários colaboradores da empresa.

A expectativa da Qualidados é de que as soluções da Indústria 4.0 possam ter aplicações diversas para a gestão e operação de serviços em campo, especialmente nas áreas de parada produtiva de manutenção e obras.  Entre as possibilidades, estão, por exemplo, o aperfeiçoamento de mecanismos de aquisição e gerenciamento de dados de campo e monitoramento de produtividade em tempo real, além de integração de sistemas e ferramentas de gestão, controles de métricas de qualidade e criação de dashboards inteligentes.

“Independente dos resultados, no entanto, nós já saímos ganhando em cultura de inovação ao trazer o universo encantador das startups para dentro da nossa empresa”, conclui Jane.

2019-11-13T18:22:14+00:0013/11/19|

About the Author: