Direto do nosso Banco de Ideias

>, Qualinews-In, Qualinews-in-04-2019>Direto do nosso Banco de Ideias

Direto do nosso Banco de Ideias

Duas histórias de projetos nascidos das sugestões inovadoras de nossos colaboradores 

PowerPoint sem tempo a perder

Quem já trabalhou em uma parada de manutenção industrial conhece a rotina. As reuniões com as equipes são diárias. O objetivo: manter todo mundo em sintonia com o andamento da parada, garantindo serviços de qualidade e no tempo certo. O que nem todo mundo sabe é o trabalho que dá preparar as apresentações em PowerPoint exibidas em cada reunião, com quadros de resumo, gráficos, mapas de acompanhamento e curvas de avanço.

“Os dados coletados no campo estão todos disponíveis no sistema, mas a gente perde  muita energia na tarefa de montar as apresentações, copiando e colando tabelas e gráficos e ajustando-os ao espaço dos slides”, conta o engenheiro de planejamento Marcos Rogério Ribeiro. Foi pensando nessa trabalheira toda que Marcos teve a ideia de propor o desenvolvimento de um recurso para elaboração de apresentações, de forma automatizada dentro do JOVE, o sistema de gerenciamento de planejamento de paradas adotado pela Qualidados.

Com uma ferramenta desse tipo, Marcos acredita que seja possível reduzir em até duas horas o intervalo de tempo gasto hoje em dia na preparação das reuniões de parada. Aprovada a ideia, o engenheiro aguarda o término do processo de implementação da solução, a cargo da equipe de TI da Qualidados. “A intenção é ganhar tempo para que a gente possa se concentrar no que realmente importa, que é analisar dados e tratar desvios”, resume Marcos.

Hoje eu vou trabalhar com você

Conciliar a maternidade com a rotina de trabalho na Qualidados já foi um desafio para a assistente administrativa Kleide Santana. Quando sua filha tinha entre três e quatro anos, reclamava constantemente da sua ausência, bombardeando-a com perguntas sobre seu trabalho. Kleide começou então a pensar em soluções criativas para amenizar o problema. Pesquisando na internet, descobriu que algumas grandes empresas, como Redecard e Itambé, desenvolviam programas para aproximar as famílias dos colaboradores de seu ambiente de trabalho.

Assim, surgiu a ideia do “Hoje eu vou trabalhar com você”, projeto que uma vez ao ano abre as portas da empresa para crianças, filhos dos colaboradores. Promovida desde 2016, sempre no Dia das Crianças, a iniciativa nascida do Banco de Ideias integra hoje o Programa de Qualidade de Vida da Qualidados, oferecendo a meninos e meninas a chance de não apenas conhecer o trabalho dos pais, como também de conviver com os filhos de seus colegas, em um clima festivo e de confraternização. “Minha filha adora, ela fica radiante no dia de ir à Qualidados”, conta Kleide. “O projeto ajuda a criança a compreender que o trabalho é, como a sua escolinha, um ambiente de convivência e crescimento; ao mesmo tempo, a iniciativa faz com que nós profissionais nos sintamos reconhecidos”.

2019-04-16T18:53:42+00:0016/04/19|

About the Author: