Gestão de projetos BIM

>>>Gestão de projetos BIM

Gestão de projetos BIM

Você já parou para pensar em como a gestão de projetos vem evoluindo nesta década?

Acompanhar essas mudanças torna-se fundamental para que se obtenha um processo de inovação e incorporação de novas metodologias e práticas em projetos.

Desde o início de 2020 o Decreto BIM (DECRETO Nº 10.306 DE 02 DE ABRIL DE 2020) e o Ato 56 (PORTARIA NORMATIVA Nº 56/GM-MD, DE 6 DE JULHO DE 2020) estão vigentes e válido onde se estabelece como objetivo a utilização do Building Information Modeling (BIM) ou modelagem da informação da construção.

Esta metodologia vem se expandindo no mercado de forma crescente devido aos ganhos que quando aplicado pode trazer.

Diversas empresas tanto no mercado privado ou público já aderiram em seus processos a inclusão do BIM.

A Autodesk define BIM como “a base da transformação digital no setor de arquitetura, engenharia e construção (AEC) sendo o processo holístico de criação e gerenciamento de informações para um recurso construído.

Com base em um modelo inteligente e habitada por uma plataforma na nuvem, a BIM integra dados estruturados e multidisciplinares para produzir uma representação digital de um recurso em todo seu ciclo de vida, desde o planejamento e o projeto até a construção e as operações”.

Na prática o que é BIM?

BIM é um conjunto de métodos e práticas aliadas aos sistemas/ferramentas em um processo organizado (metodologia) que resulta no gerenciamento de todo o projeto de forma digital e otimizada.

Quais são os pilares BIM?

Quais são os benefícios de utilização do BIM?

O principal é a eficiência no tocante à redução dos custos de engenharia e execução, e da parte de gestão.

Exemplo de ferramentas utilizadas no BIM?

As ferramentas darão a você capacidade de planejar com mais eficiência, e distribuir as informações de projeto, através do uso do Oracle Primavera P6, poderosa ferramenta de gestão de projetos, programas e portfólios, do MS Project, ferramenta de cronogramas mais usada pelo mercado, e do Autodesk Navisworks Manage, software usado por 84% do mercado BIM brasileiro, para compatibilização, análise de clash (interferências), e simulação da construção (Planejamento 4D) e planejamento financeiro (5D) do fluxo de caixa durante a obra. Com o Microsoft Power BI, as informações serão sintetizadas em relatórios interativos, e cada dashboard, distribuídos online (WEB) ou aplicativo (smartphone) chegando em tempo real a quem precisa. Isto melhora o fluxo de processos, gestão e consequentemente administração geral do empreendimento.

Em virtude de um cenário cada vez mais competitivo de mercado, as estratégias tomadas pelas empresas devem ser voltadas para vantagem competitiva. Neste sentido, a Qualidados com seu portfólio tem se tornado partner das empresas em vários segmentos de mercado, levando evolução tecnológica, soluções sob medida e implantação de técnicas e estratégias no âmbito das mais diversas áreas, levando alto desempenho e eficiência atuando no formato de consultoria.

Com mindset voltado para os pontos críticos de mercado, no aspecto da organização dos processos empresariais, cada vez se torna mais importante a visão 360º dos processos e a colaboração em todos os aspectos.

Com a metodologia é possível tornar o que antes era subjetivo (teoria) em uma relação tangível na prática.

A Qualidados conta com um portfólio com amplas soluções de mercado e uma destas ferramentas é a Building Information Modeling (BIM) ou modelagem da informação da construção que agrega valor na visão organizacional trazendo um nível de gestão quanto aos processos em termos de gerenciamento. A empresa conta com um time de especialistas em BIM para suportar seus clientes e criar vantagem competitiva para sua empresa.

Quer saber mais sobre gerenciamento de projetos BIM ou como podemos auxiliá-lo, solicite nossa consultoria ou entre em contato conosco.

Qualidados, engenharia com tecnologia provendo soluções com alto valor agregado.


AUTOR: Washington F. de Araújo: Atualmente atua como Coordenador do Escritório de Projetos e Centro Técnico. Tem formação em Engenharia de Produção, Mecânica e Tecnologia em Automação Industrial. Possui diversas especializações e certificações em cenário nacional. Especialista em gerenciamento de projetos, framework ágeis – Scrum Master e modelagem. Especialista em SAP (SAP Partner) e entusiasta da governança de processos e metodologias organizacionais e inovações/tecnologias.

2022-01-13T17:05:03+00:0027/12/21|

About the Author: