Ideias que inovam

>>>Ideias que inovam

Ideias que inovam

Fique por dentro das propostas vencedoras do concurso criado pela Qualidados especialmente para as equipes dos contratos.

Você já conhece as propostas vencedoras do Desafio: Inovando para gerar resultados? Criado com foco nas equipes que atuam diretamente nos contratos, o concurso convocou o time a contribuir com ideias de melhoria e inovação. De 23 de novembro a 29 de janeiro, os colaboradores cadastraram suas ideias em um ambiente virtual especialmente criado para eles. Ao final, os três primeiros colocados foram premiados, respectivamente, com um final de semana em uma pousada, um jantar com acompanhante e um vale compras. Além disso, todos receberam um certificado de reconhecimento pelo engajamento e visão de inovação.

Na opinião do analista de PD&I Samuel Souza, que atuou na organização do concurso, o nível de qualidade das ideias recebidas foi muito alto. “Há um potencial enorme de melhoria e, sem dúvida, a iniciativa foi um grande motivador não só para a organização como para os integrantes do time, que trouxeram muitos feedbacks positivos”, afirma Samuel, ao lembrar também que a empresa dá subsídio e apoio para que os próprios premiados liderem suas ideias. Veja só:

Mapeando riscos, identificando oportunidades

Quando se candidatou à vaga de coordenadora técnica do contrato Ativo de Roncador, a engenheira Viviane Terra recebeu do seu futuro gerente o desafio de elaborar uma proposta de atuação. Ao analisar o contrato com o cliente Petrobras, ela identificou a existência de riscos que demandavam ações específicas de tratamento. Assim, surgiram os primeiros insights da proposta premiada pelo Concurso de Ideias, um trabalho minucioso de mapeamento e tratamento de riscos, com identificação de ameaças e oportunidades, além de propostas de intervenção.

Na opinião de Viviane, o concurso é fundamental para estimular os profissionais a contribuírem com a melhoria contínua da empresa. “A maioria de nós trabalha na sede dos clientes; então, são momentos como este que mostram como a Qualidados vem crescendo e olhando para o todo: é um ato de inclusão”, argumenta a engenheira, para quem a premiação foi também uma conquista pessoal. “A ideia surgiu no momento em que deixei a minha zona de conforto para me aventurar numa coordenação; isso trouxe o sentimento de que mudar é necessário e que as recompensas sempre irão acontecer”, conclui.

Um sistema para facilitar a vida

Renata Jacob gerencia três contratos da Qualidados com a Petrobras no Rio de Janeiro (UO RIO UMS, UO Rio Volante e DPT Dados de Poços). Todos os meses, ela precisa viabilizar o envio de contracheque para cerca de 100 colaborares. Uma atividade simples e burocrática, mas que demanda tempo, já que é preciso separar cada arquivo e renomeá-lo, antes do envio.

Foi pensando em agilizar este processo que Renata teve a sua ideia premiada: um sistema informatizado para viabilizar o acesso virtual não apenas ao contracheque, mas também ao informe de rendimentos, além de dados sobre programação de férias. Motivada com o reconhecimento, Renata conta que a premiação contribuiu para um sentimento de pertencimento. “É bom ver que a Qualidados quer ouvir seus colaboradores para o processo de melhoria contínua; iniciativas assim são muito importantes e conquistam os colaboradores”, opina.

Manutenção com produtividade

Estratégia de manutenção com foco em produtividade é o título da ideia premiada de autoria do especialista em Manutenção Sênior, José Luiz Fernandes de Azevedo, que atua no contrato da Gerdau. Tomando como base a criticidade dos equipamentos, o projeto se volta para uma classificação racional dos ativos e sistemas produtivos da empresa, com o objetivo de contribuir para a redução da demanda por manutenções corretivas, maior confiabilidade e disponibilidade dos equipamentos, além de rentabilidade e sustentabilidade.

De acordo com José Luiz, a proposta – desenvolvida em parceria com as estruturas de manutenção do Grupo Gerdau – já foi implementada e vem contribuindo de forma eficaz para a geração de resultados alinhados à estratégia do negócio do cliente. Com a premiação da Qualidados, a iniciativa ganha ainda mais valorização.   “O concurso é uma iniciativa excelente, pois reconhece ideias viáveis para transformar oportunidades de ganho em resultados de suma importância tanto para os clientes quanto para a Qualidados”, conclui.

2021-04-16T16:58:50+00:0014/04/21|

About the Author: