Inovação para todos

>>>Inovação para todos

Inovação para todos

Eventos de integração mobilizam equipes dos contratos, que passam a poder acessar o Banco de Ideias e participar diretamente do Programa de Inovação da Qualidados.

Temos mais mentes conectadas com a busca de soluções inovadoras. O Programa de Inovação da Qualidados está abrindo suas portas para a participação direta das equipes que atuam junto aos clientes na execução dos contratos. Ao longo dos meses de maio e junho, uma série de eventos de integração está mobilizando os profissionais destas equipes, que a partir de agora passam a ter um canal disponível 24 horas para sugerir ideias e ter acesso à metodologia do Jogo da Inovação (JOIN), adotada desde 2014 para estimular a colaboração e a criatividade na empresa.

Para o analista de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I), Samuel Souza, a integração é um marco dentro do Programa de Inovação.

“Para a Qualidados ouvir o time é fundamental, por um motivo simples: quanto mais diversificadas as ideias maiores são as possibilidades de conexão e de gerar resultados, e inovação é justamente esta transformação de ideias em resultados positivos”, argumenta.

Já o analista de Qualidade Tairone Freire ressalta que a empresa dobrou o orçamento destinado à inovação para que o programa pudesse chegar ao maior número possível de colaboradores. O trabalho de adequação incluiu até a aquisição no mercado de uma ferramenta on-line de banco de ideias.

“A participação das equipes do contrato era um desejo desde que iniciamos com a metodologia JOIN; agora, após todo processo de Governança e definição do Planejamento Estratégico do último ano, nós conseguimos construir a estrutura e os meios necessários para tornar este desejo realidade”, conta Tairone.  A expectativa em relação aos resultados é a melhor possível. “Nós acreditamos que os colaborador na linha de frente com os clientes têm uma capacidade imensa de gerar ideias com maior valor agregado”, afirma.

Os eventos de integração – que vêm sendo realizados por meio da plataforma de webconferência MS Teams – são promovidos pelo Comitê de Inovação em parceria com a área de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I). A programação inclui informações sobre a história da gestão de inovação na Qualidados, o próprio conceito de Inovação, a metodologia JOIN, as boas práticas na área e o funcionamento do Portal de Inovação (Banco de Ideias). Em paralelo, os participantes ficam por dentro das soluções inovadoras que a empresa vem desenvolvendo em parceria com startups e de como estas soluções podem ser utilizadas nos contratos.

Após a atividade de integração, os profissionais passam a ter acesso ao Banco de Ideias, estando aptos a atuar no desenvolvimento, implementação e teste das ideias geradas por meio programa. Além disso, eles passam a participar (como ouvintes ou apresentadores) de uma série de eventos que integram a iniciativa. São eles: o Momento Radar, com foco no monitoramento de inovações no mercado, os Eventos de Ideação (EVI), que contam com uma equipe multidisciplinar cujo objetivo de construir e materializar ideias geradas na empresa, e os Encontros de Disseminação de Conhecimento (EDC), voltados para o compartilhamento de conhecimento e know-how.

2021-06-08T09:51:27+00:0007/06/21|

About the Author: