Mais uma conquista alcançada. A recertificação das normas da ISO 9001, 14001 e OHSAS 18001

Mais uma conquista alcançada. A recertificação das normas da ISO 9001, 14001 e OHSAS 18001

Este ano passamos por mais uma jornada de recertificação das normas ISO 9001 (Sistema de gestão da Qualidade), ISO 14001 (Sistema de Gestão ambiental) e OHSAS 18001 (Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional).

Nessa auditoria o foco dado foi na adequação do nosso sistema de gestão integrado aos novos requisitos das versões 2015 da 9001 e 14001. As duas normas foram revisadas e as maiores mudanças foram no requisito da liderança, gerando mais responsabilidades para a alta liderança e o envolvimento dos colaboradores nos assuntos relacionados à gestão; outro ponto a ser considerado foi a abordagem da mentalidade de risco que chegou para criar nas empresas a necessidade de avaliação de risco dos processos e dos negócios.

Por conta das mudanças, começamos a nossa preparação desde 2015 com treinamentos e avaliações das normas e no ano passado contratamos uma consultoria para nos apoiar nessa fase de transição. Percebemos com essa auditoria o quanto os nossos processos estão maduros e a importância do envolvimento dos colaboradores da Sede e dos contratos nos assuntos do SGI (Sistema de Gestão Integrado).

Foram sete dias de auditoria, sendo quatro na Sede da empresa, localizada no Rio Vermelho, e três nos contratos Vale Fertilizantes (Cubatão/SP) e UO-ES/Petrobras (Vitória/ES). Fechamos o processo sem nenhuma não conformidade, sendo muito elogiados mais uma vez pelo auditor do Bureau Veritas.

Acreditamos que o resultado é fruto de um esforço contínuo da equipe Qualidados em manter um SGI focado na satisfação dos nossos clientes.

E que agora venha a ISO 45001!