Metodologia AWP: saiba o que é e os benefícios que pode trazer para o seu projeto

>>>Metodologia AWP: saiba o que é e os benefícios que pode trazer para o seu projeto

Metodologia AWP: saiba o que é e os benefícios que pode trazer para o seu projeto

Henrique Lisboa
Engenheiro de Planejamento PMO
PMO e Centro Técnico

O uso de novas tecnologias, sistemas, metodologias e ferramentas tornou-se imprescindível para suportar o crescimento, nos últimos meses, dos investimentos em projetos de capital (ou projetos CAPEX). E quando falamos em grandes investimentos em projetos, todo esforço para o aumento da produtividade e do retorno sobre o investimento deve ser trabalhado.

Assim, entra em cena a metodologia “AWP – Advanced Work Packaging”, ou Planejamento de Pacotes de Trabalho, como um conjunto de conhecimentos e práticas para otimizar o trabalho de planejamento e construção, trazendo previsibilidade, agilidade e ganhos em prazo e custo, consequentemente melhorando os indicadores de ROI, TIR e Payback dos projetos.

Uma pesquisa conduzida pelo Construction Industry Institute (CII) descobriu que os projetos que utilizaram AWP diminuíram o custo total de instalação em até 10% e aumentaram a produtividade na obra em até 25%. Além disso, ainda segundo o CII, alguns benefícios e valores podem ser percebidos, como:

  • Melhor conscientização e desempenho de segurança
  • Custo reduzido por meio de maior produtividade da mão de obra
  • Envolve a construção durante os estágios iniciais
  • Melhor construtibilidade
  • Melhor previsibilidade geral do projeto
  • Planejamento antecipado aprimorado
  • Melhor alinhamento entre as partes interessadas
  • Melhor retenção de pessoas devido ao engajamento aprimorado
  • Mais tempo para a supervisão efetivamente supervisionar
  • Administração interna melhorada
  • Melhor acompanhamento do progresso
  • Melhor qualidade da execução
  • Melhor sequência de entrega final

Em 2015, o CII reconheceu a metodologia AWP como uma boa prática na gestão de projetos na indústria. Em 2017, iniciou-se a disseminação global dessa prática e, desde então, temos um crescimento considerável da sua utilização em projetos e de empresas e profissionais habilitados a gerenciá-los.

A metodologia consiste em uma nova visão de todo o ciclo de vida do projeto. É um processo de entrega de projetos orientada à construção que adota a filosofia fundamental de “começar com o final em mente”. Trazemos para o início do ciclo de vida do projeto a construção e a construtibilidade, ou seja, todo o desenvolvimento tem como base a visão de como será efetivamente construído, sendo realizado num ambiente colaborativo entre as áreas de engenharia, suprimentos, construção e comissionamento.

Nessa metodologia o uso de siglas e de codificação das entregas é regra a ser seguida e, por esse motivo, são apresentadas na Tabela 1, juntamente com uma tradução livre para facilitar a leitura e entendimento.

A seguir, na Figura 1, a estrutura da metodologia é apresentada, explorando processos e conceitos.

A fim de atingir os ganhos propostos pela metodologia, as organizações precisarão de uma adaptação dos processos existentes para absorção dessa filosofia. A metodologia AWP, com sua estrutura organizada, codificada e processual, demanda um processo de implantação estruturado e pode incluir até mesmo uma mudança na cultura da gestão de projetos. Os diversos níveis organizacionais devem ser envolvidos e, portanto, um planejamento estratégico deve abordar esse tema.

A Qualidados se prepara cada vez mais para entender e atender nossos clientes nos desafios da utilização da metodologia AWP na gestão de portfólio, programas e projetos. Esse é o compromisso para que nossos clientes possam alcançar o sucesso na implantação e utilização dessa metodologia e realizar os consequentes ganhos nos seus projetos.

 


 

Henrique Lisboa: Atua como Engenheiro de Planejamento no PMO (Escritório de Projetos), é formado em Engenharia de Controle e Automação pela PUCMinas (2006), pós-graduado em Gerenciamento de Projetos pela FDC (2010) e obteve certificação PMP (2012). Atua com gerenciamento de projetos desde 2007, atuando em diversas fases, portes e complexidades de projetos em diversos segmentos e domina o Primavera P6. Como paixão, hobby e empreendedorismo tem também a fabricação de cerveja artesanal.
Linkedin: https://br.linkedin.com/in/henriquecplisboa

2022-02-18T17:18:29+00:0018/02/22|

About the Author: