Modelagem de Processos com metodologia BPM

>>>Modelagem de Processos com metodologia BPM

Modelagem de Processos com metodologia BPM

Por Aíla Sacramento e Washington de Araújo.

Em virtude de um cenário cada vez mais competitivo de mercado, as estratégias tomadas pelas empresas devem ser voltadas para vantagem competitiva. Neste sentido, a Qualidados com seu portfólio tem se tornado partner das empresas em vários segmentos de mercado, levando evolução tecnológica, soluções sob medida e implantação de técnicas e estratégias no âmbito das mais diversas áreas, promovendo alto desempenho e eficiência ao atuar no formato de consultoria.

Com mindset voltado para os pontos críticos de mercado, no aspecto da organização dos processos empresariais, cada vez se torna mais importante a visão 360º dos processos e a colaboração em todos os aspectos.

Neste sentido, reorganizar, ressignificar e readaptar têm sido termos usados por grandes empresas em virtude dos aspectos econômicos e forma de posicionar no mercado.

Para obtermos a integração e a compreensão sobre o funcionamento de uma organização é necessário que todos os seus recursos, compostos por informações, colaboradores, sistemas e equipamentos estejam em completa sincronia. Essa sincronia passa pela consideração de uma visão holística, significando o desenvolvimento de uma imagem. Dessa forma, a Modelagem de Processos de Negócio (BPMO) foi criada como objetivo de proporcionar uma melhor compreensão dos processos das organizações (Recker, 2010).

Existem várias técnicas de modelagem de processos de negócio (Kocbek et al., 2015):gráficos de Gantt, fluxogramas, diagrama de blocos funcionais de fluxo, ProgramEvaluationand Review Technique, diagramas de entidade relacionamento, UnifiedModelingLanguage (UML), IntegratedDefinitionLanguage (IDEF) etc.

Antes de falar sobre o tema é extremamente relevante saber:

O que é BPM e BPMN? Qual a finalidade da metodologia? Quais seus benefícios?

BPM é sigla utilizada para Business Process Management, uma disciplina gerencial que integra estratégias e objetivos da organização para alcançar os resultados, aliada às expectativas do cliente, através do mapeamento de processos de ponta a ponta. O BPM trata “o que”, “onde”, “quando”, “por que”, “como” e “por quem” o trabalho deve ser realizado.

BPMN é a sigla utilizada para Business Process Model and Notation, que é a representação gráfica ou notação de simbologia, para elaboração dos fluxos de processos da organização e permite a definição de processos de negócio em forma de diagrama.

O BPM tem como finalidade fazer existir uma percepção holística da gestão estratégica orientada a processos, procurando visualizar todos os seus elementos e todas as áreas envolvidas na sua realização no qual o objetivo é encontrar a eficiência e incontestabilidade dos negócios, criando um mapa de melhoria contínua e aplicando a tecnologia como instrumento para propiciar rapidez e reconhecimento.

BPMN tem como objetivo ser uma notação ligeiramente compreensível pelos usuários de negócios, que vão desde os analistas de negócios aos técnicos desenvolvedores responsáveis por realmente implementá-los. O uso do BPMN permitirá um entendimento universal por conta da linguagem utilizada, versatilidade na aplicação de diferentes processos e organização na visualização de toda a operação organizacional.

O BPM contempla 9 áreas de conhecimento divididas em Perspectiva Organizacional e Perspectiva de Processos e a metodologia contempla 6 fases no ciclo de vida, conforme detalhado abaixo:

Fonte: Autores

Benefícios da metodologia

Fonte: Autores

  • Mudança de paradigma e cultura;
  • Gestão assertiva dos processos;
  • Governança efetiva da organização;
  • Gerenciamento de restrições;
  • Aumento da confiabilidade humana;
  • Agilidade na tomada de decisão;
  • Redução no tempo de resposta.

 

 

 

 

Com a metodologia é possível tornar o que antes era subjetivo (teoria) em uma relação tangível na prática.

A Qualidados conta com um portfólio com amplas soluções de mercado e uma destas ferramentas é a modelagem de processos, que agrega valor na visão organizacional trazendo um nível de gestão quanto aos processos em termos de gerenciamento. A empresa conta com um time de especialistas em modelagem de processos para suportar seus clientes e criar vantagem competitiva para sua empresa.

Quer saber mais sobre gestão de processos/ modelagem ou como podemos auxiliá-lo, solicite nossa consultoria ou entre em contato conosco.

 

2021-11-23T18:01:35+00:0023/11/21|

About the Author: