O impacto do comissionamento em paradas de manutenção

>>>O impacto do comissionamento em paradas de manutenção

O impacto do comissionamento em paradas de manutenção

A Qualidados, baseada em sua experiência, incorporou de forma inovadora vários conceitos de comissionamento ao processo de planejamento de paradas de manutenção, com a criação de uma metodologia para desenvolvimento da gestão do comissionamento e do checklist de parada e partida operacional de unidades, através de uma ferramenta automatizada.

Para cada equipamento, existe um padrão de critérios de qualidade que precisam de uma confirmação sobre a sua realização. Como esses critérios não são controlados, pelo cronograma de execução físico, se faz necessário à criação de um recurso automatizado para que o processo de comissionamento durante uma parada de manutenção seja eficaz.

A Gestão de Comissionamento e de Checklist de Parada e Partida Operacional pelo JOVE (sistema próprio da Qualidados de acompanhamento e controle), proporciona agilidade na distribuição das tarefas de comissionamento e das atividades necessárias para a parada da planta antes do início da manutenção e partida operacional, acompanhamento e controle, com baixa e programação através de dispositivos como tablets e smartphones e impressão de relatórios. Todos esses recursos são disponibilizados via web e acessíveis de qualquer lugar.

Benefícios da Gestão do Comissionamento e do Checklist de Parada e Partida Operacional

  • Procedimentos de qualidade, associados à execução de tarefas;
  • Confirmação de padrões de qualidade para cada equipamento;
  • Criação de recurso automatizado para controle de critérios de qualidade;
  • Gestão de comissionamento através de uma plataforma automatizada;
  • Gestão de checklist de parada e partida Operacional através de uma plataforma automatizada;
  • Condicionamento de parada e partida operacional.
  • Parada de unidade com segurança, com condicionamento eficaz para os trabalhos de manutenção.
  • Partida de unidade com produtos especificados e carga processada conforme programação de produção.
  • Rastreabilidade do processo.

Sobre Comissionamento

Comissionamento é o processo que visa assegurar que os sistemas e componentes de uma edificação ou unidade industrial estejam projetados, instalados, testados, operados e mantidos de acordo com as necessidades e requisitos operacionais de uma determinada empresa. O comissionamento pode ser aplicado tanto a novos empreendimentos quanto a unidades e sistemas existentes em processo de expansão, modernização ou ajuste.

Na prática, o processo de comissionamento consiste na aplicação integrada de um conjunto de técnicas e procedimentos de engenharia para verificar, inspecionar e testar cada componente físico do empreendimento, desde os individuais, como peças, instrumentos e equipamentos, até os mais complexos, como módulos, subsistemas e sistemas.

As atividades de comissionamento são aplicáveis a todas as fases do empreendimento: projeto básico e detalhado, suprimento, diligenciamento, construção e montagem até a entrega da unidade ao cliente final, passando, muitas vezes, por uma fase de operação assistida.

2017-05-10T14:02:28+00:0009/05/17|

About the Author: