O que 2020 nos ensina?

>>>O que 2020 nos ensina?

O que 2020 nos ensina?

Perguntamos a lideranças da Qualidados quais os principais desafios e lições aprendidas em 2020. Veja o que eles responderam:

“Em março, quando nos deparamos com a pandemia, havia uma preocupação muito grande de que uma diminuição na demanda dos contratos nos obrigasse a desmobilizar recursos. De fato, quase 20% do nosso efetivo chegou a ser desmobilizado.  Mas houve um esforço enorme de adaptação e negociação com os clientes que evitou mais redução de pessoas, com participação importante dos gerentes de negócio.  Este foi o nosso maior desafio. Confesso que não esperava que conseguíssemos vencer tantos obstáculos, chegando a mobilizar quatro novos contratos em plena pandemia. A lição que fica, mais uma vez, é a da unidade, do trabalho, do esforço coletivo e de que é preciso ter tranquilidade para enfrentar os problemas, pois os desafios são vencidos dia após dia, momento após momento.”

Claudio Freitas, sócio-diretor

“Enfrentamos uma mudança de cenário inesperada para atender a uma demanda de trabalho totalmente diferente. Foi preciso todo um trabalho de logística, organização e gestão deste processo de mudança – além de criar uma infraestrutura e adaptar as pessoas a esta nova forma de trabalho – para que conseguíssemos chegar a um ponto de equilíbrio e continuar atendendo nossos contratos, produzindo e gerado os resultados necessários para ultrapassar o ano de forma sustentável, nos preparando para ingressar em 2021 de modo mais organizado e prontos para a retomada”.

Maurício Simões, sócio-diretor

“O maior desafio foi mesmo a adoção do trabalho remoto, com adaptação de processos, procedimentos, pessoas, ferramentas e estrutura.Apesar do distanciamento e de algumas limitações iniciais de conexão, infraestrutura nas residências e experiência com home office, conseguimos manter o nível operacional da empresa. Como lição, ficaram a demonstração da capacidade de adaptação dos nossos colaboradores, a consciência do nível de maturidade dos nossos processos e, principalmente, a certeza de que o teletrabalho pode trazer bons resultados quando associado a um programa de acompanhamento da produtividade”.

Luiz Henrique Costa, sócio-diretor

“Nosso principal desafio foi nos adaptarmos às mudanças impostas pela pandemia, que nos obrigaram a tomar decisões mesmo em um cenário de muitas incertezas. Esta experiência, por outro lado, nos ensinou a ter mais coragem para tentar o novo e fazer diferente”.

Jane Carvalho, sócia diretora

“Mobilizar o home office sem um amparo legal claro e atender em tempo célere as demandas ocorridas foram nossos grandes desafios ao longo do ano, nosso grande aprendizado”

Daniela Santos, coordenadora administrativa

“Dois mil e vinte foi um ano de muitos desafios e rico em aprendizado Após 27 anos acostumada com as dificuldades e benesses do trabalho presencial, a Qualidados teve que se transformar rapidamente em uma empresa descentralizada e com responsabilidades delegadas. Exercitamos diariamente a confiança e empatia e, após nove meses de teletrabalho, o saldo é extremamente positivo. Mantivemos nossas atividades, fechamos novos contratos e entregamos valor aos clientes. Agora, a Qualidados chega a 2021mais madura, flexível e ágil”.

Dino Porto, coordenador de TI

“O ano de 2020 exigiu da Qualidados a força necessária para provar tudo aquilo que ela sempre foi:  uma família unida, brava, lutadora e com metas bem definidas para enfrentar qualquer tipo de desafio”.

Marconi Motta, assessor jurídico

“O principal desafio foi planejar e executar a estratégia em tempos de incerteza. Ainda não sabemos qual será o impacto da pandemia, e muito menos a sua duração. A lição é de que temos que realizar ações preventivas, exercitar a flexibilidade e a capacidade de reação”.

Alessandro Fernandes, gerente de negócios

“Conseguimos superar as dificuldades provocadas pelo trabalho em home office, graças à cooperação de todos os colaboradores.  Mesmo com os desafios da pandemia, garantimos o atendimento aos clientes, realizando as entregas sem perda de qualidade nem prazo, e ainda conseguimos conquistar novos clientes”.

Marco Carvalho, coordenador financeiro

“Naminha opinião, o maior desafio foi aprender de forma acelerada a trabalhar remotamente, adaptando nossos processos para esta nova modalidade. A lição que fica é de que, com vontade e competência, a gente consegue tudo que almeja”.

Getúlio Botelho, gerente de negócios

“Manter a cultura organizacional e o engajamento do time foi o principal desafio das lideranças em 2020, diante da distância compulsória provocada pela pandemia. A troca de ideias no café, o dinamismo e a energia de um time ficam prejudicados quando dispomos apenas das ferramentas de comunicação à distância”.

Everaldo Sena, gerente comercial

“Nosso maior desafio foi atender às exigências de uma adaptação rápida ao contexto de uma nova modalidade de trabalho, desenvolvendo novas formas de gestão da equipe. A lição que fica é de que, com foco, organização e disciplina, conseguimos atingir os objetivos esperados.Tudo isso só foi possível também com atenção à qualidade da comunicação, já que a distância exigiu ainda mais o espírito colaborativo e de trabalho em equipe”.

Luciana Vasconcelos, coordenadora de SMS

“O principal desafio foi estimular o engajamento das pessoas e disseminar o espírito de responsabilidade para com a realização das entregas, mesmo em um cenário de apreensão e incertezas. Acredito que a lição que tiramos deste novo normal é de que será possível manter alguns processos inovadores de trabalho adotados por conta da pandemia. Os desafios pelos quais passamos foram também uma oportunidade para reafirmar o clima harmônico e colaborativo que faz parte da nossa cultura”.

Raquel Melo, coordenadora de RH

“A adequação muito rápida ao home office foi o nosso grande desafio. A princípio, o modelo provocava alguma resistência, mas com a Covid-19, todos tiveram que se adaptar de forma ágil, e tanto lideranças quanto liderados corresponderam muito bem às expectativas. Para mim, a lição que fica é de que devemos estar sempre atentos às oportunidades que o mercado oferece, principalmente no que diz respeito a novas formas de trabalho”.

Elane Araujo, coordenadora de Qualidade

2021-01-18T16:01:47+00:0015/01/21|

About the Author: