Qualidados leva IA e tecnologias emergentes para o 39º Congresso Brasileiro de Manutenção e Gestão de Ativos

Qualidados leva IA e tecnologias emergentes para o 39º Congresso Brasileiro de Manutenção e Gestão de Ativos

A Qualidados participou como patrocinadora prata do 39º Congresso Brasileiro de Manutenção e Gestão de Ativos da ABRAMAN, evento de grande relevância para o setor, realizado nos dias 29, 30 e 31 de outubro.

Na última quarta-feira, dia 30, a empresa também contribuiu para a troca de conhecimento, apresentando uma palestra sobre o papel da Inteligência Artificial (IA) e tecnologias emergentes em gestão de ativos e paradas de manutenção.

A apresentação foi conduzida por Washington Araújo, Gerente Executivo de PPDI1, e Lúcio Amaral, Especialista em Paradas de Manutenção, que traçaram uma linha do tempo desde as primeiras ideias de Inteligência Artificial, provocadas pelo cientista Alan Turing, até as soluções avançadas atuais, como o ChatGPT. Washington destacou que, aplicada à gestão de ativos, a IA, por meio de modelos de machine learning e análise de dados, é capaz de prever falhas e otimizar o desempenho dos ativos. “O básico bem-feito funciona”, ressaltou Washington, enfatizando a importância de processos bem estruturados e profissionais qualificados antes da adoção de novas tecnologias.

      

Complementando essa visão, Lúcio Amaral apontou especificamente as vantagens da IA nas paradas de manutenção, destacando como a tecnologia pode otimizar o planejamento e a execução, reduzindo custos e o tempo de inatividade. “Com o uso da inteligência artificial, conseguimos prever falhas a partir de dados históricos e sensores em tempo real, além de organizar recursos e materiais de maneira mais eficiente”, afirmou. Ele também destacou os benefícios como a redução de atrasos, o aumento da segurança e o monitoramento de riscos, que tornam cada parada de manutenção mais rápida e segura, graças ao aprendizado contínuo da IA.

Durante o congresso, a Qualidados também apresentou sua nova solução: a Central Remota de Gestão de Ativos. A Central possibilita o monitoramento 24/7 e permite visualizar tendências em tempo real de todos os ativos monitorados, oferecendo análise preditiva, relatórios personalizados e suporte para uma gestão de ativos ainda mais segura e eficaz.

Com a inovação em seu DNA, a Qualidados se dedica a apoiar e contribuir para eventos como o Congresso Brasileiro de Manutenção e Gestão de Ativos, que trazem à tona as demandas e as inovações do setor. A empresa acredita que essas iniciativas são essenciais para explorar novos caminhos e fortalecer o desenvolvimento de soluções que impulsionem o mercado rumo a um futuro mais eficiente e tecnológico.

 

  1. PPDI: PMO, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação