Nossa primeira eleição CIPA on-line

>>>Nossa primeira eleição CIPA on-line

Nossa primeira eleição CIPA on-line

Plataforma inovadora ajuda Qualidados a conciliar atendimento à norma de segurança, com ganhos de agilidade, economia de papel e distanciamento social.

Os desafios trazidos pela pandemia estão impulsionando soluções inovadoras também na área de segurança do trabalho. E na Qualidados não é diferente. Este ano, colaboradores da empresa participaram pela primeira vez de eleições para compor as suas Comissões Internas de Prevenção de Acidente (CIPAs) de forma inteiramente remota e com apuração em tempo real. A novidade é resultado do lançamento da plataforma CIPA, uma solução desenvolvida pela área de Tecnologia de Informação da empresa em parceria com o setor de Saúde, Meio Ambiente e Segurança.

Disponível on-line para todos os colaboradores, a plataforma funciona de forma integrada ao Sistema de Informações Gerenciais de SMS (SIGSMS). Ao ingressar neste ambiente, o profissional visualiza os dados relativos à eleição do contrato onde atua e, com apenas alguns cliques, seleciona o seu candidato preferido em meio a uma lista de nomes previamente cadastrados.

Em paralelo, a plataforma disponibiliza relatórios que permitem acompanhar a evolução dos processos de votação e apuração de votos, com a identificação dos nomes dos candidatos eleitos de acordo com os parâmetros definidos na legislação. Até agora, a novidade foi testada com sucesso pelas equipes que atuam nos contratos com as unidades de Operações de Exploração e Produção da Petrobras UO RNCE, UO Rio e UO Roncador. As eleições foram realizadas simultaneamente nos três contratos, que atuam com profissionais integralmente em regime de home office.

A técnica de segurança Caroline Cruz conta que a ideia da criação da plataforma CIPA surgiu justamente da necessidade de conciliar o cenário de home office – e as exigências de distanciamento social – com o cumprimento da NR5, a Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego que trata da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Os resultados da iniciativa, no entanto, ultrapassaram a expectativa inicial.

“Além de garantir o cumprimento da norma, nós conseguimos dar agilidade à votação, que antes era feita manual e presencialmente, e também reduzir o consumo de papel, graças, entre outras coisas, à utilização da ferramenta de assinatura eletrônica”, relata a técnica de segurança, ao lembrar que o processo de eleição da CIPA envolve o registro de diversos documentos que a partir de agora não mais precisarão ser impressos.

O gerente de projetos de TI, Dino Porto, ressalta ainda a capacitação técnica e a dedicação da sua equipe para viabilizar a votação on-line em um prazo muito desafiador. O esforço valeu a pena. “Em um período de incertezas como o que estamos vivendo, nós conseguimos levar mais agilidade ao processo de eleição, com respeito às exigências de distanciamento social e mais segurança para todos os envolvidos neste importante processo de SMS”, resume Dino.

2021-04-16T16:52:14+00:0014/04/21|

About the Author: