Qualidados lança Programa de Estágio para desenvolvimento de novos talentos

Qualidados lança Programa de Estágio para desenvolvimento de novos talentos

Em abril de 2024, a Qualidados deu início ao seu programa de estágio, uma iniciativa destinada a identificar, qualificar, desenvolver e reter talentos alinhados com as exigências do mercado atual, cada vez mais competitivo.

Com o propósito de revitalizar a empresa e proporcionar aos estagiários uma visão ampla e integrada do negócio, o programa envolve uma série de etapas estruturadas para o aprimoramento profissional dos participantes. Os estagiários estão distribuídos em 8 áreas: Compliance, Comercial, Comunicação, Financeiro, Operações, PMO, RH e TI.

Para Jeane Merli, Gerente Executiva de Gente, Gestão & Sustentabilidade, o programa é uma excelente oportunidade para todos os envolvidos. “Para o estagiário, representa a possibilidade de desenvolvimento e crescimento profissional. É uma experiência valiosa, pois, é possível aplicar os conteúdos aprendidos e vivenciar a realidade da profissão na prática. Para a empresa, é uma oportunidade de “oxigenar” com novas ideias, identificar talentos e contribuir para o desenvolvimento das suas carreiras, visando agregar valor à empresa. Contratar jovens, significa agregar novas habilidades e diferentes perspectivas”, finaliza.

Etapas do Programa de Estágio Qualidados

O início dá-se através do processo de Job Rotation, um rodízio de atividades entre os setores. Essa prática proporciona uma visão generalista das diversas áreas da empresa, permitindo uma compreensão mais ampla dos seus impactos e maior integração com a cultura organizacional. “Uma experiência diferenciada, onde as diversas etapas de seleção se mostravam um verdadeiro desafio, juntamente com a inovação vivida através da rotação pelos diversos setores da empresa, me fez conhecer ainda mais como funciona a Qualidados”, diz Rafael Rodrigues, estagiário do Comercial.

“A realização do ‘Job Rotation’ é bastante enriquecedora, pois fornece a possibilidade de o estagiário admitido possuir conhecimento amplo dos processos internos, nos mais diversos setores da empresa, assim, entendendo o papel de cada um no desenvolvimento da mesma e, reforçando a importância do trabalho em equipe. É válido ressaltar também, que é uma oportunidade única de integração com os colaboradores de forma geral”, reitera Karine Caboré, estagiária de Operações.

Em busca do aprimoramento constante, os novos integrantes terão a oportunidade de participar de treinamentos técnicos e comportamentais, oferecidos pela Universidade Qualidados. Esses treinamentos visam complementar a formação acadêmica dos participantes, capacitando-os para os desafios do mercado de trabalho. “Minha experiência na Qualidados tem sido um período de múltiplos aprendizados, que exorbitam a área a que fui designada. Muitas pessoas estão dispostas a nos ajudar no que for necessário, além de confiar muito em nosso potencial”, avalia Julia Alem, estagiária do Compliance.

Clara Marins, estagiária do RH, enxerga os treinamentos como uma ferramenta essencial para desenvolver suas habilidades profissionais e pessoais. “Temos a oportunidade de demonstrar e explorar as nossas habilidades em diversos aspectos. Desde a aptidão em comunicação, a criatividade em planejar, até a forma e o manejo de trabalhar em equipe”, comenta.

Estagiários

A empresa, também, realizará avaliações periódicas do desempenho dos integrantes, buscando acompanhar seu crescimento e desenvolvimento ao longo do programa. Além disso, serão obtidos feedbacks em relação às atividades desempenhadas e à sua relação com seus líderes, possibilitando ajustes e melhorias contínuas. “A Qualidados é meu primeiro contato com o mercado de trabalho e essa experiência está sendo totalmente diferente do que eu imaginei. Mesmo estando presente há pouco tempo, posso afirmar, com toda certeza, que a empresa e seus colaboradores são muito acolhedores e amigáveis, estando sempre dispostos a me auxiliar da melhor forma possível, seja sanando dúvidas ou com tarefas que ainda não consigo desenvolver sozinho”, acrescenta Yago Bastos, estagiário de TI.

A conclusão será com o Programa de Ideias, onde os estagiários apresentarão um projeto de tema livre, dentro do contexto da empresa, desenvolvido durante o período de um ano. Essa iniciativa não só incentiva a criatividade e a inovação, mas também reconhece o potencial dos participantes, promovendo sua visibilidade no mercado. “Dentro do PMO, eu estou tendo contato com vários profissionais e clientes, realizando trabalhos de análises e desenvolvimento de ferramentas para solucionar problemas. Me sinto incentivado a propor ideias, melhorias, e realizar intervenções que acredito que serão benéficas para todos. Em menos de um ano nessa empresa, preciso jogar meu antigo currículo fora e fazer um novo do zero”, afirma Mateus Leite, estagiário do PMO.

“Nosso trabalho final, certamente, será um sucesso, visto que a Qualidados, desde o início, nos fornece uma base sólida de conhecimento e isso torna mais fácil o que poderia ser ‘um bicho de sete cabeças’. Os processos são muito bem definidos e difundidos entre todos os colaboradores, que são muito solícitos e estão dispostos a nos ajudar. Profissionalmente, é uma oportunidade imensurável de aperfeiçoamento”, defende Stéphanie Louise, estagiária de Comunicação.

Ao proporcionar uma experiência ampla e enriquecedora, a Qualidados reitera seu compromisso como uma organização que prioriza o desenvolvimento profissional de seus colaboradores e investe em seu futuro. Essa abordagem não só fortalece a equipe com novos talentos, mas também impulsiona o avanço e a inovação em seus processos e serviços.

“Participar do Programa de Estágio da Qualidados constitui uma experiência não apenas proveitosa, mas também altamente enriquecedora, acolhedora e intrinsecamente desafiadora. A integração sinérgica com os diversos setores da empresa propiciou-me uma rica acumulação de informações essenciais para a plena compreensão das minhas atribuições laborais, proporcionando, igualmente, uma perspectiva mais abrangente e aprofundada sobre a própria dinâmica organizacional da empresa”, conclui Roberto Santos, estagiário do Financeiro.