Qualidados transforma desafios em soluções nas paradas de manutenção
A Qualidados tem se consolidado como uma referência em paradas de manutenção no Brasil, acumulando expertise ao longo de décadas e implementando inovações que transformam a forma de condução desses projetos. Claudio Freitas, engenheiro mecânico e sócio conselheiro da empresa, compartilhou detalhes sobre os principais desafios enfrentados e a evolução das práticas da Qualidados nesse cenário.
Os principais desafios das paradas de manutenção
Para Freitas, o maior desafio em uma parada de manutenção é a definição precisa do escopo. Além disso, Freitas menciona a importância de uma comunicação eficaz entre as partes envolvidas. “Quando esses dois itens falham, você está fadado ao insucesso, porque afetam diretamente os prazos e custos”, alerta. Nesse contexto, a empresa adotou uma abordagem “projetizada”, com equipes específicas para cada evento.
A forma como a Qualidados enfrenta esses desafios evoluiu com o tempo. A empresa aplica técnicas de gestão de projetos às paradas, o que permite um planejamento detalhado e a sistematização de cada fase do processo. “Passamos muito tempo planejando, para pouco tempo de execução”, revela Freitas, enfatizando a importância do planejamento para o sucesso.
A evolução da abordagem da Qualidados
A evolução tecnológica também tem desempenhado um papel crucial na transformação das paradas de manutenção na Qualidados. Freitas explica que, embora o avanço nas ferramentas e softwares seja evidente, o conhecimento humano continua essencial. “Ainda é muito importante o conhecimento humano, no que tange a capacidade de um bom planejamento e de analisar todos os cenários possíveis”, afirma.
Uma das práticas inovadoras trazidas pela Qualidados foi a incorporação de VIPs (“Value Improving Practices”), metodologias de melhoria de valor, usadas na engenharia. Dentre elas, a construtibilidade, conceito oriundo da área de construção e montagem, que permite analisar a melhor forma de construir, influenciado diretamente na obtenção do menor caminho crítico. “Há vários cases, ao longo dos anos, que demonstram que a utilização dessa ferramenta foi capaz de fazer com que diminuíssemos o prazo de parada e, assim, gerássemos menor custo para a empresa”, observa Freitas.
Além disso, a empresa também integrou práticas de comissionamento nas paradas, para garantir que todos os sistemas, equipamentos e processos, mesmo os que não passaram pela manutenção, sejam reintegrados de forma segura, eficiente e dentro dos parâmetros operacionais esperados. “Ter um olhar abrangente para o planejamento e a execução da parada é extremamente importante, já que grande parte dos atrasos ocorrem quando as atividades são retomadas e não quando estão paradas”, aponta Freitas.
Inovações tecnológicas na Qualidados
Freitas destaca que a Qualidados não se limita a inovações tecnológicas no sentido tradicional, mas também busca novas formas de abordar processos. “Inovação não é só tecnologia, inovação é você trazer para dentro de um processo algo que possa impactar positivamente no que você está desenvolvendo”, explica.
Ele cita como exemplo a transformação dos procedimentos de paradas de alguns clientes, que muitas vezes são estáticos, em uma ferramenta de gestão dinâmica. “Quando sistematizamos essa prática há alguns anos atrás, criamos algo muito disruptivo para a época”, comenta.
A Qualidados criou diversas ferramentas que se destacaram no mercado, como o JOVE e o Fiscal 4.0, baseando-se tanto nas demandas do cliente quanto nos processos da parada. Essas soluções permitem o gerenciamento e monitoramento em tempo real de todo o processo de fiscalização e comissionamento, especialmente na fase de acompanhamento e controle da execução de um projeto. A utilização dessas ferramentas trouxe maior eficiência e controle, reduzindo a possibilidade de erros e otimizando o processo como um todo.
Tendências futuras e a importância da inteligência artificial
Olhando para o futuro, Freitas enxerga grandes mudanças no setor, impulsionadas por tecnologias emergentes. Considerando que 70% do tempo gasto em uma parada é destinado ao detalhamento das atividades, ele acredita que a inteligência artificial terá um papel fundamental na otimização do tempo de planejamento. “A partir do momento em que você tiver um banco de dados centralizado e definido dentro dos vários clientes, cria-se uma vantagem competitiva muito grande. A tendência natural é que, com o uso de IA, seja possível fazer análises rápidas e predições dos cenários, agilizando a tomada de decisões e diminuindo o tempo necessário para detalhamentos”, prevê.
A Qualidados, com seu know-how e visão de futuro, continua na vanguarda das paradas de manutenção, enfrentando os desafios com uma combinação de tecnologia, inovação e conhecimento técnico. Para Claudio Freitas, o sucesso da empresa está na capacidade de combinar tecnologia com conhecimento humano, garantindo que cada parada seja realizada de forma eficiente, segura e com redução de custos para seus clientes.